Beleza

SOFRENDO COM A FOLICULITE NO INVERNO?

2 de junho de 2023

Você já teve umas bolinhas vermelhas, com ou sem pus, depois da depilação ou de usar calça jeans justa por muito tempo? É a Foliculite, lesões semelhantes à acne, mas que podem ocorrer em diversas partes do corpo, principalmente no bumbum e na virilha. No frio tomamos banhos mais quente e usamos roupas mais grossas, mas será que isso pode causar ou até mesmo piorar a Foliculite?

A Foliculite não é uma doença, mas sim uma infecção bacteriana ou fúngica dos folículos pilosos (onde nascem os pelos), que pode se apresentar com uma inflamação de pelos encravados. Apesar de ser frequentemente associada ao verão, ela também pode se agravar no inverno.

Depilação, especialmente as mais traumáticas, com lâmina ou cera; uso de roupas muito justas e que acumulam umidade na pele; hiperidrose (excesso de suor); obesidade e dermatite seborreica provocam e agravam os casos. A Foliculite pode ser dividida em superficial ou profunda. A superficial atinge apenas as estruturas superiores do folículo piloso, a Foliculite profunda é um caso um pouco mais grave, pois atinge áreas mais profundas da pele e pode, até mesmo, formar os chamados furúnculos.

A Foliculite superficial pode ser tratada apenas com um sabonete antisséptico assim como a higienização do local afetado e das mãos, para evitar que a infecção se espalhe. Já em casos mais complexos de infecção, é necessário consultar um especialista, que geralmente receitará antibióticos de uso oral ou em forma de pomadas para serem aplicadas diretamente na lesão.

Para evitar a Foliculite mesmo nos dias mais frios, deixe a pele respirar, usando roupas mais largas e com tecidos que permitam a transpiração. Não use peças com tecido grossos ou muito apertadas durante um período longo; não utilize roupas de banho molhadas por muito tempo; mantenha a pele hidratada e beba muita água; evite a depilação com lâminas, que facilita o aparecimento de pelos encravados; Ao se depilar, use sabonete antisséptico antes e depois do processo; Se fizer a depilação em casa, atente-se à higiene dos instrumentos e prefira os descartáveis; Respeite o tempo entre as depilações com cera, ela causa irritação e a pele precisa deste descanso para se renovar; Esfolie a pele semanalmente com produtos específicos para mantê-la renovada e livre de células mortas. Só não esfolie se já estiver com Foliculite, pois pode irritar ainda mais a pele.

Procure profissionais capacitados que conduzem o processo depilatório com produtos de boa qualidade, utilizando materiais descartáveis, e oferecendo um local limpo e arejado para esse tipo de procedimento. Tomados os devidos cuidados, a época mais charmosa do ano pode ser aproveitada para curtir momentos agradáveis, sem que os incômodos da Foliculite atrapalhem.

Fonte:
Patrícia Muller
Massoterapeuta
(54) 99111-9361
Instagram: @etcedelweiss


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook