É possível crescer dentro de um relacionamento?
Sim, desde que você também floresça dentro dele. E isso acontece quando a mulher percebe que ela é a única responsável por se fazer feliz e próspera. “Eu achava que a minha parceria poderia me salvar “E eu pensava que eu tinha que resolver os problemas e dificuldades da minha parceria” Até internalizar o florescer de verdade…
Florescer dentro de uma relação funcional é antes de tudo, acolher a sua história na qual envolve o casal de maior referência para si: seus pais. Engana-se pensar que o “felizes para sempre existe”. Relacionamento é construído a quatros mãos, e se você pensa que duas compensa a falta das outras duas, saiba que isso nunca dará certo. Eu diria que florescer é crescer juntos, mas nunca perder a sua individualidade, nunca deixar de ter sua rede de apoio, nunca permitir deixar de fazer suas coisas, sua academia, e até mesmo a sua solitude, e olha que quem está falando isso, foi dependente emocional por muitos e muitos anos de relacionamentos. Até o dia que decidi florescer.
É muito comum culpar o outro pelo fracasso da relação. É bem mais fácil apontar o dedo para o outro, em vez de apontar para si mesma e se olhar e ver qual a minha participação nessa bagunça toda que está acontecendo. Florescer também é enxergar aquilo que eu tenho dificuldades na minha relação e o que fazer para melhorar essa vulnerabilidade emocional. Desenvolver uma autorresponsabilidade é crucial.
Muitas mulheres, pensam ao encontrar uma parceria que vai conseguir modificar alguns defeitos que não gosta na parceria, e entram de cabeça e corpo muitas vezes numa relação acreditando que esse tipo de “milagre” é possível. Ambos se iludem e imaginam que estão pegando um carro 0 km.
Florescer, é viver a realidade e a rotina de uma vida de casal dentro daquilo que é possível, é impossível viver um relacionamento de conto de fadas. É muito mais sobre crescer juntos ou se destruírem juntos. A forma que cada um vai interagir na relação vai depender do modo como irão negociar as diferenças, porque elas existem e precisam ser aceitas. Administrar os conflitos da relação e lidar com os problemas, já que a vida não é uma linha reta em que tudo dará certo o tempo todo.
Se você tem interesse de facilitar esse processo individual de florescer, e não sabe por onde começar, comece investindo em você, invista em autoconhecimento e autoestima, terapia é um dos caminhos. Dê o primeiro passo.
Fonte: Edna Mara Grahl
Psicóloga e Terapeuta Sistêmica com foco em autoconfiança da mulher
CRP 07/32844
(54) 99951-8237
Instagram: @psicologaednagrahl


.jpg)


.jpg)

