A vasectomia é uma cirurgia que impede o homem de ter filhos, já que consiste em cortar o canal deferente, que é o canal que conduz os espermatozoides dos testículos até o pênis, interrompendo seu fluxo durante a ejaculação, prevenindo, assim, a gravidez.
É importante que após a cirurgia seja utilizado preservativo, pois além de não conferir proteção contra infecções sexualmente transmissíveis, são necessárias cerca de 25 ejaculações e realização de um espermograma após, para garantir que não há mais espermatozoide no canal. A cirurgia de vasectomia é feita pelo urologista como forma de planejamento familiar.
Quando é indicada
A vasectomia é indicada para os homens que não desejam ter mais filhos. No entanto é importante que a realização da cirurgia seja discutida pelo casal juntamente com o médico para que sejam esclarecidas todas as dúvidas. A idade mínima para fazer este procedimento é de 21 anos ou já ter dois filhos.
Como funciona a vasectomia
A vasectomia impede uma gravidez, uma vez que a cirurgia impede que os espermatozoides entrem no sêmen, que é o líquido da ejaculação, e desta forma, os espermatozoides não chegam até o pênis durante a ejaculação. Assim, o sêmen que não contém espermatozoides, não é capaz de fertilizar o óvulo, e a mulher não consegue engravidar. Essa cirurgia normalmente é um método definitivo para a esterilização masculina.
Vantagens
– Método seguro para evitar a gravidez;
– Cirurgia ambulatorial que dura cerca de 30 minutos;
– Rápida recuperação;
– Não causa dor e não afeta o desejo nem a função sexual.
Fonte: Clodoaldo Oliveira da Silva
Urologista – CRM 22402 / RQE 16194
(54) 99133-6564
Instagram: @clodoaldo.uro

.jpg)


.png)

