Estamos vivendo um ritmo de vida diferente, desacelerado, comparado a antes da pandemia, com isso, temos mais tempo para nós, para nosso autocuidado. Aproveite esse tempo para realizar as refeições corretamente, treinando o modo de comer. Afinal, para a boa assimilação do que comemos, precisamos, além da mastigação eficiente (isso quer dizer: mastigar bem, até o alimento ficar uma papa na boca), prestar atenção à duração da refeição, ou seja, o tempo, em minutos, de cada refeição, o ideal é, aproximadamente, 20 minutos para o almoço. No dia a dia muitos não têm tanto tempo assim e agora é o momento para aprender a desfrutar, reeducar-se.
Nosso aparelho digestivo vai agradecer, pois terá menos trabalho a realizar e, consequente, absorveremos melhor os nutrientes de cada refeição. E quem está acostumado a ingerir excesso de líquido durante a refeição, vai perceber que não terá mais essa necessidade, de empurrar o bolo alimentar.
Dica: solte os talheres enquanto mastigar, após engolir o bolo alimentar, pegue novamente os talheres. Memorize esse exercício.
Enfim, mantenha o ritual das refeições: arrume a mesa de forma organizada, sente-se corretamente, tire o momento da refeição como um momento de autocuidado e de cuidado para com sua família. Aproveite para desfrutar a refeição, mesmo estando sozinho ou com o núcleo familiar. Coloque uma música tranquila a tocar ou apenas deixe o som ambiente, que agora ouvimos melhor o cantar dos pássaros, o sino da catedral, o soprar do vento.
Fonte: Marina da Silva Pereira – Nutricionista CRN2 9938
(54) 3198-0766 / (54) 99603-9806



.jpg)


