Alimentação

Alimentação em dias frios

14 de junho de 2021

É só o clima esfriar que a vontade de comer alimentos mais quentes e calóricos começa. Isso acontece porque, durante o inverno, o organismo aumenta o gasto calórico para manter a temperatura do corpo estável e, consequentemente, pede maior consumo de alimentos para equilibrar. E é justamente por esse motivo que, nos dias mais frios, é preciso redobrar os cuidados com a alimentação, com a ingestão de nutrientes importantes para a manutenção da alimentação saudável durante o inverno.

Abaixo oferecemos algumas dicas para conseguir uma alimentação nutritiva mesmo no inverno:

– Aposte nos refogados: com o frio, o consumo de folhas e verduras diminui. Afinal, as saladas não apetecem muito. Desta forma, uma alternativa é refogar os legumes e verduras para consumi-los bem quentinhos e garantir a ingestão de nutrientes importantes para o dia a dia. Brócolis, couve-flor, couve, acelga, cenoura e agrião são algumas opções de folhas e vegetais que podem render refogados deliciosos.

– Mantenha as frutas sempre ao alcance: aproveitar as frutas da estação em temperatura ambiente, como o morango, a laranja, a maçã, a pera e a uva, por exemplo, faz bem em qualquer hora do dia. Optar pelas frutas secas, cristalizadas, desidratadas e liofilizadas também é uma boa alternativa. Outra sugestão é preparar receitas com todos os tipos de frutas, como um bolo integral.

– Invista nas sopas: como o frio combina com pratos quentes, aposte no preparo de sopas, caldos e cremes. Eles podem servir como entrada ou prato principal, de acordo com os ingredientes. Você pode fazer trocas saudáveis, substituindo o arroz branco e o macarrão por grãos integrais, além disso, também dá para incrementar com ingredientes funcionais, como as farinhas de chia e de linhaça. Outra dica é evitar vários ingredientes ricos em carboidratos, como arroz, batata, mandioca e macarrão em uma mesma receita. – Não esqueça da água: essa não pode faltar durante o inverno, afinal, com as baixas temperaturas o corpo perde muito líquido e é preciso deixá-lo sempre bem hidratado. Se for optar por bebidas quentes, dê preferência para chás de frutas ou de ervas não diuréticas, prestando atenção à quantidade de açúcar; o ideal é consumir essas bebidas sem ele. Trocar o achocolatado e o leite ao preparar o chocolate quente por cacau em pó, que é muito mais nutritivo, e uma bebida vegetal à base de arroz, aveia ou amêndoa, que pode fazer toda a diferença para a sua saúde e bem-estar.

Elen Pereira
Nutricionista — CRN2 6967
(54) 3046-0186 / (54) 98401-7061