Dezembro chegou e com ele vem Natal e festas de final de ano, e pra comemorar essas datas não pode faltar o nosso querido chocolate não é mesmo? A origem do chocolate se dá através do cacau, fruto do cacaueiro. O chocolate produzido com cacau é um dos melhores alimentos da natureza.
O chocolate já foi por muito tempo (e na cabeça de algumas pessoas ainda é) o vilão de uma alimentação saudável. Mas eu arrisco dizer que o chocolate é fundamental para seguirmos uma alimentação equilibrada e saudável. O chocolate com concentração de cacau acima de 50% possui flavonóides, que são benéficos para o organismo em vários níveis por seu poder antioxidante. Nas versões amargas existem vitaminas e minerais que ajudam a prevenir doenças do coração e a má circulação, além de fortalecer o cérebro e influenciar positivamente o humor.
Para ser chamado de chocolate o alimento precisa ter no mínimo 25% de cacau. Com até 30% é considerado chocolate ao leite, de 40 a 60% é meio amargo, a partir de 70% é amargo, sendo o tipo que mais carrega os benefícios do chocolate, por conter mais cacau na sua composição. O menos saudável é o chocolate branco, feito com manteiga de cacau misturada a outros ingredientes, porém se o consumo é esporádico e/ou em pequenas quantidades, não se torna prejudicial. Para os intolerantes a lactose o recomendado é analisar o rótulo da embalagem e escolher ou chocolates sem lactose, da mesma forma para os celíacos, aonde devem preferir as versões sem glúten.
O chocolate também é muito visto como sinônimo de bem-estar, de aconchego e de comemoração. Tudo isso por conter o triptofano, um aminoácido, que é precursor de serotonina, que traz tranquilidade para nosso cérebro.
A grande verdade é que tudo em excesso pode ter algum efeito colateral, mas não precisa restringir, nem mesmo se você estiver em processo de emagrecimento. O ideal é comer o chocolate que você mais gosta mesmo, com consciência e moderação, aproveitando o momento da degustação.
Fonte:
Valéria Selong
Nutricionista – CRN 10369
(54) 99617-8824
@reabilitare



.jpg)

.jpg)

