A expressão desintoxicação alimentar é adotada quando seguimos uma dieta específica como o objetivo de eliminar as toxinas remanescentes de um período de alimentação inadequada. O ideal seria se a quantidade de toxinas ingeridas não ultrapassasse a capacidade de eliminação do organismo. Por esse motivo é muito importante diminuir essa intoxicação, que maximiza o funcionamento do organismo.
A intoxicação, de um modo geral, se dá por meio da ingestão de alimentos, água, respiração, produtos utilizados na pele e até mesmo pelo estresse e geração de emoções negativas. Com relação aos agentes externos de maior destaque por causar intoxicação ao organismo estão: o álcool, o café, o açúcar branco, alimentos refinados, sal em excesso, tabaco, poluição atmosférica e os agrotóxicos utilizados na produção de alimentos. Contudo, a exposição a esses fatores não é o único fator que contribui para a intoxicação. O baixo consumo de fibras e água também pode ser prejudicial ao funcionamento adequado do intestino e de outros órgãos excretores, como o fígado e o rim.
A atenção não deve estar focada somente na forma de se alimentar, mas também em como ingerimos os alimentos e se a eliminação está sendo satisfatória. Dentre os alimentos componentes do processo de desintoxicação estão: grãos germinados e sementes, brotos, frutas, hortaliças, cereais integrais leguminosas e as oleaginosas. Também é importante ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia, evitando a água de torneira, na qual se encontram muitos produtos químicos utilizados no tratamento. A eliminação das toxinas ocorre de diferentes formas, mas as principais são por meio das fezes e da urina.
Quanto aos produtos ditos desintoxicantes, não há nenhuma evidência cientifica de que sua utilização vá surtir o efeito esperado. As pesquisas indicam que os mesmos benefícios, após cometer excessos (tanto na alimentação, quanto na exposição da pele a produtos químicos ou do organismo à poluição), são alcançados com uma dieta equilibrada e sono tranquilo.
Portanto, quando for necessário uma desintoxicação do organismo, o ideal é procurar um profissional habilitado, nesse caso, o nutricionista, para que junto com ele possa ser traçado um plano alimentar que contemple alimentos que estimulem o intestino, o fígado e os rins, pois como são os órgãos que exercem a ação purificadora do organismo, eles poderão eliminar as toxinas do organismo, advindas dos excessos.
Fonte:
Elen Pereira
Nutricionista – CRN2 6967
(54) 3622-3900



.jpg)

.jpg)
