No dia 1º de abril é “comemorado” o Dia Mundial da Mentira. Isso vocês já sabem, que não é mentira, não é mesmo? A mentira, assunto sempre polêmico, e que é inerente ao ser humano, também está em muitos personagens bem conhecidos da cultura POP, dos quadrinhos, filmes, séries e até mesmo nos inocentes desenhos animados.
Poderíamos criar uma lista aqui. Calma, estamos falando dos personagens fictícios. Um personagem famoso da ficção é Loki, que ganhou ainda mais destaque e popularidade nos filmes da franquia Thor, como Ragnarok e Vingadores Guerra Infinita e Ultimato. Inspirado na mitologia nórdica, Loki apareceu nos quadrinhos da Marvel no ano de 1962, como irmão do famoso e admirado deus Thor. Caracterizado como o deus da mentira, Loki está sempre envolvido em tramas, nas quais usa artifícios para se sobressair, obter vantagens, mostrar-se melhor e mais digno que seu irmão.
Loki, assim como muitos mentirosos compulsivos, não mede esforços para que suas artimanhas tomem lugar de destaque. A mentira, para ele, é assunto muito sério, quase uma profissão, na qual ele se esmera muito para ser o melhor. Para alcançar seus objetivos e viver seus devaneios, Loki, que tem dentre seus poderes, o de se transmutar, já se passou por seu pai, Odin, e enganou toda Asgard (o Reino dos Deuses). Em outra ocasião, novamente pensando somente em si, ele forjou a própria morte.
O personagem, resguardadas as devidas proporções, representa o orgulho e a falsidade presente nas pessoas do mundo real. Independente de sua educação, seus princípios e valores, em algum momento da sua vida, você também já mentiu para os outros ou para si mesmo. Seja por necessidade, falta de coragem ou por diversão.
Loki ilustra o dia 1º de abril, quando as pessoas costumam usar mentiras e brincadeiras para se divertir. Mas é importante ressaltar que todo excesso não é benéfico. E todo cuidado é pouco quando se trata de mentir, pois até mesmo uma mentirinha inocente pode tomar proporções bem maiores do que imaginamos.
E você conhece algum Loki real?
Fonte: Cesar Hedlund Junior – Nerd e estudante