Se você é daquelas pessoas que estão sempre na correria, atrasados, sem tempo para comer, com certeza você não sabe do que se trata. Agora, se você é uma pessoa que tem prazer em se alimentar bem, com alimentos que fazem bem ao seu organismo, sem pressa, tem horários definidos para cada refeição e ainda por cima tem prazer em comer e também em cozinhar, você pode até não saber, mas vocês está praticando o mindful eating.
Nosso relacionamento com a comida possivelmente é um dos relacionamentos mais perenes da vida. A comida é compartilhamento. Está presente desde o momento em que passamos a existir, sendo essencial para nosso desenvolvimento em todas as fases da vida. Como não podia deixar de ser a comida é uma das raízes do nosso bem-estar mental e físico. Ao construir um melhor relacionamento com a comida, podemos criar um relacionamento melhor conosco e com o mundo.
O mindful eating é uma habilidade, uma característica psicológica e pode ser desenvolvido pelo ato de estar atento ao comer com abertura e aceitação e pode ser traduzido como alimentação consciente, ou seja, comer com atenção plena ou comer conscientemente.
Muitas vezes comemos o que tem pela frente, distraídos com o celular, dirigindo ou ao computador, sem ouvir o que nosso corpo tem a nos dizer. É dessa forma que estamos nutrindo o corpo e isso pode nos trazer insatisfações. Quando percebermos que estamos no piloto automático, distraídos com as inúmeras atividades do dia, sem notar o que comemos, devemos parar por um instante e levar a atenção à respiração e ao que realmente o nosso corpo está precisando naquele momento.
Explorar a comida, perceber as escolhas, notar como cada alimento age no organismo e o que se quer comer e beber em cada momento do dia é uma experiência maravilhosa e pelo fato de comermos várias vezes ao dia, temos a chance de nos mantermos sempre conectados. A alimentação consciente desperta nosso prazer de simplesmente comer e beber, nos permite sentir o que o alimento pode nos proporcionar, desde nutrir nosso corpo, nossos sentidos até o nutrir de nossa mente e coração.
Que tal começarmos a praticar o mindful eating? Vamos fazer a experiência de comer atentamente e sem julgamentos? Vamos começar escolhendo justamente aquele alimento que comemos com culpa ou em excesso e observá-lo melhor em todos os aspectos. Podemos nos surpreender com os resultados.
Fonte: Elen Pereira – Nutricionista — CRN2 6967 – (54) 3622-3900


.jpg)

.png)
.jpg)

