
Quando falamos em alinhamento dos dentes, a maioria das pessoas associa isso à estética. Mas o desalinhamento vai muito além da aparência — ele pode ser um problema silencioso, que desgasta seu corpo ao longo dos anos. O que parece ser só um dente fora do lugar, muitas vezes sobrecarrega toda a musculatura da face, da mandíbula, da cabeça e até do pescoço. A forma como os dentes se encaixam impacta diretamente sua articulação temporomandibular (ATM) e, consequentemente, sua qualidade de vida.
Sintomas comuns? Dores de cabeça frequentes, estalos ou travamentos ao abrir a boca, sensação de peso no maxilar, cansaço muscular, desconforto ao acordar, além de tensão constante nos ombros e pescoço. Isso sem falar em queda de desempenho, tanto no trabalho quanto nos treinos. O grande problema é que, por ser um desconforto sutil, muitas pessoas ignoram — até que se torne impossível. A má oclusão não é estática; ela se agrava com o tempo. A musculatura compensa, a ATM sobrecarrega e surgem limitações, dores crônicas e até desgastes dentários.
Hoje, com a Ortodontia moderna e os alinhadores transparentes, é possível tratar esses problemas de forma discreta e eficiente, cuidando não só da estética, mas principalmente da sua saúde funcional. E se o seu caso necessita primeiro de uma avaliação detalhada da articulação, cuidamos primeiro da ATM e depois do seu sorriso – com a técnica mais adequada pra ele.
Cuidar do seu sorriso é, sim, sobre beleza. Mas, acima de tudo, é sobre viver com mais leveza, menos tensão e mais qualidade de vida.
Se algo no seu corpo vive mais tenso do que deveria… talvez a resposta comece pela sua mordida.
Fonte: Marjorie Lanzarin Steffen
Ortodontia
Disfunções temporomandibulares e dor orofacial
Odontologia do Esporte
Instagram: @dra.marjoriesteffen
(54) 99919-0797