Os benefícios das fibras para a saúde são grandiosos, os alimentos ricos em fibras são essencialmente de origem vegetal, como cereais, frutas, vegetais, leguminosas e frutas secas. As fibras têm grande importância no funcionamento intestinal, sendo muito aconselhadas para quem apresenta problemas relacionados ao intestino. O ser humano não é capaz de digerir as fibras, mas elas são fermentadas por algumas bactérias do intestino e por isso são boas para regular o intestino, ajudar a emagrecer, a diminuir o colesterol e a controlar a diabetes.
As fibras são constituintes naturais encontradas nos alimentos e facilitam o funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre e ajudando a diminuir a fome. Além disso, também diminuem a absorção de açúcares e gorduras, ajudando no combate à diabetes e ao colesterol alto. Confira na sequência os dez benefícios das fibras para saúde.
Regulação do Intestino: tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis possuem importante papel na atividade intestinal. A primeira capta água e provoca reações de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o funcionamento do órgão, garantindo frequência de evacuações. A segunda, liga-se à água e aumenta o bolo fecal, facilitando a sua eliminação e, consequentemente, previne a constipação.
Controle da diabetes: as fibras retardam a velocidade da digestão de carboidratos, tornando a absorção da glicose mais lenta pelo sangue, com isso, reduzindo os picos de insulina. Ao entrar em contato com a água, as fibras também formam uma proteção em torno da comida e dificultam a absorção do açúcar, descartando-o no processo de digestão.
Eliminação dos metais tóxicos do organismo: uma alimentação com fibras evita que, no longo prazo, metais indesejados se acumulem no organismo e produzam danos à saúde.
Para saciedade: em contato com a água do estômago, as fibras solúveis se transformam em um gel, ajudando quem quer emagrecer por garantir saciedade e, claro, evitando os exageros durante a refeição. Elas também tornam a digestão mais lenta, mantendo a fome controlada por mais tempo.
Para o sistema imunológico: o intestino responsável por produzir anticorpos, que protegem o corpo de infecções. As fibras alimentam as bactérias benéficas que vivem nesse órgão, equilibrando a flora intestinal e, consequentemente, aumentando as defesas do organismo.
Fibras ajudam a diminuir o colesterol: as fibras formam uma espécie de gel que captura parte da gordura dos alimentos e altera a absorção do mau colesterol (LDL). Além disso, a fermentação das fibras no intestino produz componentes como ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que reduzem a síntese de colesterol no fígado. Já as fibras insolúveis ligam-se a sais biliares e também contribuem para a redução da absorção de parte de gorduras e do colesterol.
Ajudam a prevenir câncer de cólon: os ácidos gordos de cadeia curta produzidos durante a fermentação da fibra, pelas bactérias intestinais, são uma grande fonte de energia para as células do cólon, podendo inibir o crescimento e proliferação de células cancerígenas no intestino. Além disso, ao melhorar a função intestinal, a fibra alimentar pode reduzir o risco de doenças e outras perturbações, tais como a doença diverticular ou hemorroidas.
Outros benefícios das fibras
Uma dieta rica em fibras auxilia a perda de peso, pois induz – devido à saciedade que proporciona – a uma menor ingestão de alimentos e calorias durante o dia, combatendo a obesidade.
Fonte: www.suasaude.com.br



.jpg)



