As vantagens dos acessórios
Muita gente já sabe que o Pilates não é um novo método de exercícios e nem uma nova moda de academias. Na verdade, ele existe há cerca de cem anos e foi se popularizando e atraindo mais praticantes e instrutores a cada ano. São pessoas de todas as partes do mundo, com perfis diversos, que aprendem e se beneficiam, diariamente, com a qualidade de vida proporcionada pelos princípios que Joseph Pilates desenvolveu, unindo as visões de saúde e bem-estar, tanto do oriente quanto do ocidente.
:: Um século de Pilates
Entretanto, nesse século de história, o Pilates não parou no tempo. O método é baseado em seis princípios básicos — concentração, controle, fluidez de movimentos, precisão, centro de força e respiração — e em aparelhos, desenvolvidos pelo próprio Pilates — Caddilac, Reformer, Ladder Barrel e Chair. Outros acessórios foram sendo criados e introduzidos e, aos poucos, algumas variações do método passaram a ser apresentadas ao público. Além do Studio Pilates Original, há o Mat Pilates, praticado no chão, o Pilates aéreo, envolvendo aparelhos circenses, o Power Pilates, mais focado na queima calórica.
:: Acessórios, por quê?
Os acessórios, como a bola suíça, as faixas elásticas, o rolo de espuma, o magic circle, as tonning balls, associados aos aparelhos já tradicionais, são usados para diversificar ainda mais as sequências das aulas e tornar a execução dos movimentos mais divertidos, interessantes e desafiadores. Além disso, em muitos casos, ajudam a tornar acessíveis os movimentos para todos os tipos de pessoas, mesmo aquelas em readaptação ou reabilitação física e motora, e proporcionam a ativação de diferentes músculos do corpo. O Pilates com acessórios torna-se bem mais personalizado e adequado às necessidades específicas de cada aluno, potencializando os benefícios já conhecidos do método.
:: Nada substitui o bom instrutor
Importante ressaltar que a prática correta do método, seguindo todos os princípios que Joseph Pilates estudou e desenvolveu, só podem ser alcançados com o acompanhamento de um instrutor devidamente habilitado. A escolha dos acessórios deve ser feita com base na função de cada um e com planejamento dos objetivos finais para o praticante. É o instrutor que tem a visão ampla das possibilidades e capacidades de movimentos de cada aluno, por isso, é a pessoa indicada para escolher os acessórios e planejar a sequência das aulas.
:: Experimente
Está na dúvida se o Pilates vai conseguir conquistar você? Então, experimente e depois decida. Ligue e agende uma aula experimental. Em geral, os estúdios oferecem essa possibilidade gratuitamente.
Fonte: Por Fabíola Frosi – jornalista