
O Bruxismo é uma parafunção classificada assim por causa do ranger dos dentes, (ou apertar em alguns casos), causando desgastes na coroa dental, na firmeza e até em fraturas que causam infiltrações e cáries secundárias. Já o refluxo gastroesofágico é uma condição em que o conteúdo ácido do estômago reflui para o esôfago, causando irritação e inflamação na mucosa do esôfago. O Refluxo pode ser agravado pela posição de deitado, o que pode ocorrer durante o sono. O bruxismo, por sua vez, é um distúrbio do sono caracterizado por ranger ou apertar os dentes, que pode ocorrer durante o sono e também pode ser agravado pela posição de deitado.
Ambas as condições tendem estar associadas, pois o Refluxo pode irritar a mucosa oral e provocar dor ou desconforto, o que pode levar a pessoa a apertar ou ranger os dentes como forma de alívio. Por outro lado, o Bruxismo pode aumentar a pressão intra-abdominal e agravar o refluxo gastroesofágico.
Além disso, algumas pesquisas sugerem que o Bruxismo pode afetar o tônus do músculo esofágico inferior, que é responsável por impedir o Refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago. Deve-se compreender que nem todo Refluxo gastroesofágico é percebido nem todo Refluxo causa o retorno do conteúdo gástrico (regurgitação), muitas vezes o Refluxo se apresenta sintomaticamente por tosse seca semelhante a uma tosse alérgica, ou até soluços.
Sim! Tratando Refluxo pode-se também ajudar no tratamento do Bruxismo, relembrando que não é somente isto que o causa. No entanto, é importante destacar que a relação entre o Refluxo gastroesofágico e o Bruxismo ainda não está completamente esclarecida e mais pesquisas são necessárias para entender melhor essa associação. Se você sofre de Refluxo e/ou Bruxismo, é importante procurar um profissional de saúde para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Fonte:
Wagner Luiz Silva
Osteopatia – CREFITO 5 / 98.586
(54) 99940-3637
Instagram: @wagner_naturopraxia