Destaques

VIAJE COM SEGURANÇA!

9 de janeiro de 2025

No verão você pode aumentar em até 30% chance de doença vascular.

O verão chegou, e junto com ele, o período mais esperado do ano, as férias. Para muitos, período marcado por lazer, prazer e felicidade, para outros, o início de uma nova fase, marcada por dor, edema, calor e limitação de mobilidade, pois desenvolvem, a tão temida, Trombose Venosa.

Durante o verão, o risco de doença vascular pode aumentar em até 30% segundo a SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular). A Trombose Venosa (TV), se trata de uma patologia aonde ocorre a formação de um coagulo sanguíneo no interior do vaso, levando a oclusão da veia e o início de sintomas.

No verão a chance de desenvolver a TV é maior por diversos fatores, dentre eles a imobilidade, desencadeada por viagens longas, sem pausas, se mantendo na mesma posição, a desidratação promovida pelo calor excessivo e pela vasodilatação vascular, pela ingesta de alimentos não saudáveis tudo potencializado pela exposição ao sol.

Além desses fatores, pacientes que pertencem a grupo de risco: idade maior de 40 anos, obesidade, cirurgia recente, uso de contraceptivo oral e reposição hormonal e varizes, apresentam chances ainda maiores de desenvolver TV.

Edema / inchaço nas pernas, sensação de peso e cansaço, dormência, vermelhidão e calor, são sintomas de que a saúde vascular não está bem, algumas vezes sintomas auto limitados, benignos, por outras, sinais de algum problema vascular, como insuficiência venosa crônica, varizes, linfedema ou trombose.

A fim de garantir umas férias saudáveis, sem surpresas e sem pernas doentes,
algumas medidas ajudam a prevenir a Trombose Venosa:
– Hidratação;
– Mobilidade;
– Meias de compressão;
– Exercício físico e
– Evitar consumo excessivo de álcool.

Fundamental para férias seguras, se você for portador de algum desses sintomas ou, até mesmo, fizer parte do grupo de risco, é fundamental uma consulta prévia com seu médico vascular de confiança antes de viajar nessa época de calor.

Fonte: José Missio
Cirurgião vascular – CRM 42434 / RQE 39978
(54) 99920-9987
Instagram: @josemissio.vascular