Um novo modelo de avalição e tratamento da dor na coluna vertebral!
A dor lombar ou lombalgia é uma das principais causas de procura por consulta médica e fisioterapêutica em todo o mundo e uma das principais causas de falta ao trabalho. Ela acomete homens e mulheres e costuma ter início entre os 30 e 50 anos de idade, sendo que dois terços dos adultos irão sofrer de lombalgia em algum momento de suas vidas.
Atualmente, uma nova abordagem fisioterapêutica no tratamento da dor lombar vem sendo difundida por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, liderados pelo Dr. Anthony Delitto, sendo este modelo destinado ao tratamento de pacientes com dor lombar aguda ou subaguda e com limitação e dor em atividades da vida diária. Este vem sendo um dos principais modelos de tratamento fisioterapêutico utilizado nos Estados Unidos, o qual é chamado de Treatment Based-Classification – Classificação de Tratamento Baseado em Subgrupos.
Esta abordagem consiste em uma detalhada avaliação e prescrição do tratamento, sendo esta personalizada para cada paciente e dividida por etapas:
A primeira etapa realizada é uma avaliação completa do paciente para analisar se é possível o início do tratamento conservador ou se o paciente terá que retornar ao médico.
A segunda etapa é determinar o estágio e o nível de intensidade que a dor lombar está. Para isto, o fisioterapeuta utiliza-se de questionários validados cientificamente aonde avalia a função e o nível de incapacidade atual.
A terceira etapa é o exame físico completo e minucioso.
Após as etapas descritas acima, o fisioterapeuta identifica o conjunto de sinais e sintomas apresentados pelo paciente ao longo de toda esta avaliação e o classifica em um dos subgrupos de intervenção fisioterapêutica que o modelo propõe:
1 – subgrupo manipulação;
2 – subgrupo movimentos específicos;
3 – subgrupo estabilização;
4 – subgrupo tração.
A intervenção fisioterapêutica somente será realizada após a classificação do paciente no subgrupo de abordagem mais específica, de acordo com seu caso clínico, sendo a lombalgia, a lombociatalgia e a ciática os três sintomas principais tratados pelo sistema de subgrupos.
Fonte: Marcelo Luza
Fisioterapeuta – CREFITO 124.434-F
Especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica pela ABRAFITO
WhatsApp: (54) 99196-7007
Instagram: @marceloluzafisio