Essa é uma das perguntas que faço a meus pacientes. Se a resposta for sim, já consigo saber que a expectativa e ansiedade em relação aos resultados é maior do que deveria. “Então não posso me pesar em casa enquanto estiver em processo de emagrecimento?” A resposta é: depende.
Se você tiver conhecimento suficiente para diferenciar as etapas do processo de emagrecimento e todas as fases que o seu organismo passa até atingir o objetivo final, sem que isso gere desconforto ou uma ansiedade ainda maior, sim, você pode se pesar, não digo todos os dias, mas em um espaço de tempo menor que o habitual nas consultas de retorno.
Entretanto, se você é daquelas que acha que começa o processo de emagrecimento na segunda-feira e que na terça já vai se pesar e constatar um resultado extraordinário, a resposta é não. Você não deve se pesar além das consultas de retorno estipuladas pelo nutricionista, porque isso vai gerar uma sensação de frustração tão grande que atrapalhará todo o processo. E isso não vai ser nada legal para que o seu objetivo seja atingido de uma maneira saudável.
“Então como vou saber se estou fazendo certo?” Simples, há outras maneiras de percebermos as mudanças no nosso corpo quando estamos em um processo de emagrecimento. As que considero mais viáveis são:
Roupas — elas não aumentam, ou seja, se estiverem ficando largas, você está emagrecendo.
Fotos comparativas – observe uma foto na qual se vê que você realmente precisava perder peso e tire outra, se possível com a mesma roupa, uns 20 ou 30 dias depois de começar o processo. Se estiver fazendo tudo certinho, perceberá a diferença.
Comentários – quando ouvir um “Nossa como você está bem!” Você pode acreditar, você está emagrecendo.
Fonte: Elen Pereira
Nutricionista – CRN2 6967
(54) 3622-3900

.jpg)




.jpg)
