Bem-estar

Natação e seus benefícios

8 de janeiro de 2026

A natação pode e dever ser a primeira atividade física, a partir dos 6 meses de vida, a criança já pode começar a prática da natação, dos 6 meses até os dois anos os pais participam juntos da aula, a partir dos 2 anos eles já começam a ficar sozinhos na piscina com os professores. Ou seja, um esporte para todas as idades.

Considerado um dos esportes que mais contribui para a melhora do desempenho escolar, a prática beneficia e muito, condicionamento físico, coordenação motora, noção de tempo/espaço e percepção. As crianças absorvem mais conteúdo porque o esporte traz segurança para as atividades propostas e a energia gasta na natação deixa a criança mais calma em sala de aula.

A natação no inverno, não deixa as crianças doentes, pelo contrário, as piscinas são climatizadas em temperaturas adequadas, os mesmos cuidados de épocas frias devem ser tomados ao sair da piscina, como secar bem os cabelos, dar um tempo na recepção para temperatura corporal baixar. Mas a prática do esporte vai manter a criança mais protegida, com mais saúde para não pegar doenças.

Uma das grandes discussões é se a natação prejudica o ouvido das crianças, isso é um mito, se a criança já possui otite ou pré-disposição a ter dor de ouvido, a água quando não tratada corretamente pode contribuir, fato. Mas a natação por si só, não desencadeia quadros de infecção de ouvido.

A prática da natação ainda ajuda a prevenir afogamentos, sendo um seguro de vida para os pais, nas aulas de natação, além da prática, cuidados que devem ser tomados, são ensinados as crianças, como estar sempre supervisionados por um adulto. Uma das atividades que desenvolve bem esta situação, são as aulas de natação com a “semana segura”, onde as crianças vão ter noções e trabalhar exercícios específicos sobre a situação, a aula ainda envolve nadar com roupa, para os mesmos terem noção na prática sobre a situação.

Outro benefício na prática da natação está em tirar as crianças e adolescentes um pouco da frente das telas (celular, televisão) e assim, ajudando na postura corporal dos mesmos, além é claro de estar contribuindo para a saúde.

Sendo um dos esportes mais completos que existe, que trabalha o corpo todo, ajudando a prevenir lesões, trabalhando a parte cardiorrespiratória do aluno. Então, não perca mais tempo, e incentive seu filho e você também a praticar este esporte com vários benefícios.

Fonte: Vinicius de Moura
Educador físico – Cref 5181
(54) 99954-5004
Instagram: @win_natacao