Destaques

A importância das vacinas na gravidez

10 de julho de 2017

Durante a gestação, a atualização do calendário vacinal da futura mamãe é essencial e faz parte do pré-natal, pois vai conferir imunidade à mulher e ao bebê, já que a mãe transfere ao bebê os anticorpos das vacinas através da placenta e do leite materno. Os anticorpos das vacinas ajudam a ter uma gestação saudável além de prevenir problemas no desenvolvimento do bebê.
O esquema vacinal básico para gestantes sempre dependerá das imunizações prévias, feitas ao longo da vida. Por isso, é fundamental a gestante comparecer às consultas de pré-natal com todos os cartões de vacinação para o médico avaliar quais vacinas serão necessárias.
A gestante encontrará nas clínicas particulares as vacinas que são recomendadas para o pré-natal: hepatite B, dTpa e influenza. A vacina da hepatite B tem o benefício de evitar a transmissão vertical (mãe-filho) do vírus, além de conferir anticorpos para o bebê, durante a gestação. São três doses no esquema: 0 -1- 6 meses. A hepatite B é uma doença infecciosa causada por um vírus que atinge o fígado podendo levar à cirrose hepática e ao câncer de fígado. A transmissão do vírus é feita através de contato com fluídos corporais ou sangue, e também durante a gravidez.
A vacina dTpa protege contra difteria, tétano e coqueluche. É considerada a imunização mais importante para a gestante porque estimula o organismo da mulher a produzir anticorpos, que depois passam para o bebê através da placenta, protegendo-o. Essa vacina requer reforço a cada dez anos. A aplicação da vacina é recomendada entre a 27ª e 36ª semana de gestação, mesmo que a mulher já tenha tomado esta vacina numa outra gravidez, ou outra dose anteriormente. Ela previne o desenvolvimento de infecções graves, como difteria, que causa sintomas como dificuldade em respirar, inchaço do pescoço e alterações nas batidas do coração, tétano, que pode causar convulsões e espasmos muito fortes nos músculos e também previne o tétano neonatal, doença que acarreta má formação do feto e sérios problemas durante a gestação, e a coqueluche, que causa tosse intensa, coriza e mal-estar geral, sendo muito grave em bebês com menos de seis meses de vida.
Durante a gravidez, as mulheres ficam mais suscetíveis a infecções, como gripes e resfriados, devido a um mecanismo do organismo que baixa ligeiramente as defesas imunológicas para não haver rejeição ao feto. Por isso, há risco maior de complicações, comparável aos riscos corridos por idosos. Nas clínicas particulares, a gestante encontra a vacina da influenza tetravalente, contra quatro tipos de vírus, sendo o H1N1, H3N2 e dois tipos de gripe comum.
Consulte seu médico, informe-se sobre as vacinas recomendadas para você e venha se proteger. A Cia da Vacina Passo Fundo está localizada na Rua Uruguai, 517, na rua lateral do Hospital da Cidade. Entre em contato pelo telefone (54) 3314-6107.

Fonte: Cia da Vacina – Telefone: (54) 3314 – 6107


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook