Alimentação

A NUTRIÇÃO ALIADA AO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE

8 de março de 2024

A Endometriose trata-se da presença de células do Endométrio (uma mucosa que reveste a parede interna do útero) fora da cavidade uterina, podendo atingir ovários, intestino, bexiga. Com isso, em vez de serem expelidas, elas migram para o sentido oposto, voltando a multiplicar-se e a sangrar. Uma dieta equilibrada, combinada com uma profunda avaliação nutricional, é uma aliada fundamental no tratamento de pacientes com Endometriose, uma doença inflamatória que afeta cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva. Dentre os sintomas da Endometriose estão: dor pélvica crônica, dor ao urinar ou evacuar, dor durante a relação sexual e uma razão comum para a infertilidade.

O acompanhamento com um profissional de Nutrição ajuda a melhorar a qualidade de vida de quem tem esta patologia. O nutricionista conduz a avaliação nutricional, identifica a necessidade de redução de gordura corporal, verifica os hábitos alimentares atuais da paciente, analisa os exames laboratoriais e os sinais/sintomas que, em conjunto, irão ajudá-lo a prescrever uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, um aporte adequado de fibras e suplementação quando necessário. O objetivo será contribuir para o equilíbrio nutricional e, consequentemente, reduzir o risco do aumento da inflamação.

O consumo de frutas, vegetais, gorduras poli-insaturadas (como o ômega 3), a ingestão adequada de cálcio e aporte adequado de antioxidantes devem fazer parte da alimentação de quem tem Endometriose, tanto para redução do risco como na estratégia complementar ao tratamento da doença. Por outro lado, um excesso de ingestão de carne vermelha, gordura saturada, gorduras trans, álcool, cafeína e alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar e gordura, são fatores que podem aumentar o risco da Endometriose.

Há estudos que indicam que a suplementação de nutrientes e compostos bioativos antioxidantes, a exemplo de vitaminas C e E, minerais como selênio e zinco, fitoquímicos e resveratrol são benéficos no tratamento e prevenção da doença. E, por ser uma doença crônica, o tratamento da Endometriose deve ser feito durante toda a vida. Hoje em dia, o papel da alimentação saudável como parte do tratamento está bem estabelecido. Manter uma boa dieta pode ter impacto significativo no controle dos sintomas.

Fonte: Elen Pereira
Nutricionista CRN2 6967
(54) 98401-7061 / (54) 3046-0186
Instagram: @nutrelen


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook