Alimentação

Alimentação no verão

15 de dezembro de 2017

Nos dias de calor, quais são os melhores alimentos?

 

Os alimentos recomendados são sempre os de digestão mais leve, como vegetais, frutas, carnes magras e, preferencialmente, carnes brancas. Também é indicada a ingestão de líquidos leves, como água pura ou com pedaços de frutas e folhas de hortelã. O consumo de água de coco e sucos com combinações de frutas e vegetais são boas opções, pois são nutritivos e refrescantes, como abacaxi com hortelã, melancia e gengibre, por exemplo.

 

Frutas estão todas liberadas?

A chegada do verão coincide com as frutas da estação, como pêssego, morango, abacaxi, melancia, manga, uva. Variar o consumo das frutas ao longo do nosso dia, não é só importante como recomendável. No verão e em qualquer estação do ano, comer frutas, verduras e legumes são essenciais para nossa saúde.

 

Sucos podem substituir refeições?

Depende de qual refeição. Ingerir um suco natural preparado na hora no café da manhã ou no lanche da tarde são ótimas pedidas para substituir as refeições. Porém a individualidade de cada pessoa deve ser respeitada, ou seja, sair tomando o suco da moda diariamente sem o cuidado do profissional nutricionista pode trazer até prejuízos a saúde.

 

Vitaminas com frutas e leite são saudáveis?

Podem, sim, ser uma alternativa, tanto de café da manhã quanto de lanche da tarde. Inclusive acho interessante inovarmos a tradicional receita de vitamina de banana com maçã e mamão por vitamina de abacate, semente de chia e açúcar mascavo ou por uma vitamina com leites vegetais (extratos vegetais), como amêndoas, coco, aveia. Pode-se acrescentar cacau em pó, farinha de banana verde ou biomassa de banana verde, entre outros ingredientes.

 

Qual a quantidade ideal consumo de água?

Essa resposta é de acordo com a individualidade de cada pessoa. Para isso se considera o peso, idade, tipo de alimentação e de atividades realizadas durante o dia. No mínimo, é importante consumir ao menos 1 litro de água pura por dia. No calor, a necessidade de água aumenta, portanto, vale aumentar em torno de 300 ml a 500 ml de água por dia.

 

Fonte: Marina da Silva Pereira – Nutricionista – CRN 2 9938 – Telefone: (54) 3314-4864


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook