Alimentação

Alimentação para deixar a pele bronzeada e protegida no verão

5 de fevereiro de 2016

Verão tem tudo a ver com um belo bronzeado e com a chegada do calor é comum usar e abusar da exposição ao sol para conquistar um bronzeado perfeito. Para acentuar ainda mais a cor do verão e proteger a pele contra o envelhecimento precoce, é preciso mantê-la bem nutrida e para isso o cuidado com a alimentação é fundamental.

Um prato bem colorido, repleto de frutas e verduras amarelo-alaranjadas e verdes fornecem alimentos ricos em vitamina A e betacaroteno, que auxiliam na aquisição e manutenção de um bronzeado saudável.

O betacaroteno é um pigmento com alto poder antioxidante. Ele é famoso por “atrair” a juventude, afinal ele combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. Além disso, o betacaroteno promove a recuperação da pele e auxilia na formação da melanina, substância responsável pela pigmentação da pele e proteção contra raios solares. É encontrado nos vegetais verde escuros, como espinafre, brócolis, couve e agrião, além das frutas e vegetais, como mamão, cenoura, manga, batata doce, damasco e abóbora.

Para melhorar ainda mais o bronzeado e a proteção da pele outros nutrientes são importantes como o ômega 3 (ajuda na absorção do betacaroteno), vitamina C, vitamina E e o licopeno. Essas vitaminas também possuem poder antioxidante e protegem a pele dos danos causados pela exposição solar. As frutas cítricas em geral, como laranja, abacaxi, limão, kiwi, goji berry, morango e bergamota são ricas em vitamina C. Enquanto que as castanhas-do-pará, avelãs e amêndoas carregam uma excelente porção de vitamina E em sua composição.

Alimentos vermelhos, como o tomate, a melancia, a cereja, o morango, a goiaba e a pitanga são ótimas fontes de licopeno. Sua função antioxidante contribui para a diminuição da ação dos radicais livres e protege a pele contra os danos causados pelo sol.Foto Elisa Laura Andres

O consumo desses alimentos deve ser diário e deve começar pelo menos 30 dias antes da exposição solar, permanecendo durante o verão e a manutenção do bronzeado.

Fonte: Elisa Laura Andres – Nutricionista CRN/RS 9339D – Pós-graduada em Nutrição Clínica e Estética – Telefone: (54) 9919-1003


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook