Alimentação

Alimentos amigos e inimigos da celulite

19 de setembro de 2016

Além de praticar exercícios regularmente, apostar em tratamentos específicos e cremes auxiliares, cuidar da alimentação é essencial para evitar o aparecimento, e até mesmo combater, a celulite. Para aprender a manter um cardápio que extermina os terríveis furinhos, conheça os alimentos amigos e inimigos da celulite:

 

Alimentos que causam celulite

  1. Cafeína: apesar de estar presente em tratamentos contra as celulites, a cafeína, quando ingerida, provoca o endurecimento das artérias e aumentam os níveis de insulina, fazendo com que os açúcares sejam armazenados como gordura no organismo.
  2. Sal: o sódio presente no alimento faz com que o corpo retenha mais água, provocando o aparecimento de celulite. Portanto, evite refeições salgadas e comidas prontas e enlatadas.
  3. Açúcar: além de ser transformado em gordura, ele realiza um processo metabólico que endurece o colágeno, fazendo com que a pele perca firmeza e promova o aspecto de casca de laranja.
  4. Gorduras saturadas: em excesso, elas multiplicam os radicais livres fazem com que as fibras que prendem a pele enfraqueçam, proporcionando o aparecimento da celulite.
  5. Álcool: além de contribuir para a retenção de líquidos e, consequentemente, prejudicar a irrigação sanguínea, ele ainda destrói músculos e células.
  6. Farinha branca: rica em carboidratos de alto índice glicêmico, ela é transformada em glicose assim que ingerida. Portanto, vira açúcar, que em alta quantidade é armazenada em forma de gordura.

 

Alimentos que combatem a celulite

  1. Abacaxi: diurética, a fruta ainda tem propriedades anti-inflamatórias que combatem os furinhos das pernas e do bumbum.
  2. Chá verde: a bebida acelera e ativa gordura metabólica, evitando que elas fiquem acumuladas no fígado ou os vasos sanguíneos.
  3. Ômega 3: esses ácidos graxos essenciais estão envolvidos na oxidação lipídica e termogênese, o que influencia diretamente no combate da celulite.
  4. Alimentos integrais: como são ricos em fibras, eles atuam na melhora do funcionamento intestinal, o que inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite.
  5. Folhas verdes escuras: rúcula e espinafre, por exemplo, melhoraram a circulação e desintoxicam o organismo. Esses tipos de verduras são antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento precoce.
  6. Oleaginosas: nozes, castanhas e amêndoas também atuam como antioxidante e evitam o surgimento da celulite.
  7. Água de coco: equilibra o organismo, beneficiando a saúde como um todo. Além disso, reduz as toxinas, que dão origem à celulite.
  8. Maçã: retarda a absorção da glicose no organismo e dificulta a absorção das gorduras. Além disso, ela é outro alimento que ajuda a neutralizar as toxinas.
  9. Abacate: rico em gorduras boas, ele combate a celulite por também ser um poderoso alimento anti-inflamatório.
  10. Tomate: boa fonte de vitamina A, ele melhora a elasticidade da pele e aumenta a produção de colágeno.
  11. Frutas vermelhas: são ricas em vitamina A e C e, por serem antioxidantes, combatem os radicais livres, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina.

 

Fonte: www.bolsademulher.com


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook