Alimentação

Alimentos funcionais

16 de maio de 2016

Funcionalidade é a propriedade dos alimentos que vai além de sua qualidade de fonte de nutrientes. É aquele que além de funções nutritivas, apresenta uma ou mais substâncias com funções fisiológicas e benéficas a saúde, auxiliando na redução e prevenção de diversas doenças.

O conceito é, até certo ponto, novo e seu consumo aumentou bastante como resultado de uma preocupação individual com a saúde, atualmente corresponde a entre 5% e 7% do mercado mundial de alimentos. Há uma demanda excessiva em torno deles e uma necessidade de mais estudos dos profissionais de saúde, para que se possa garantir a população os benefícios e a proteção de riscos de sua utilização.

Exemplos de alimentos funcionais com algumas de suas atividades já estudadas:

— Ácidos graxos, ômega-3 e 6 encontrados em peixes, algas marinhas e óleos (soja, girassol, oliva): intervenção na coagulação do sangue, controle de processos inflamatórios.

– Alicina, aliina, sulfeto de dialina presente no alho: redução do colesterol, função hipotensora, função fibrinolítica e anticoagulante.

— Bactérias benéficas (probióticos) presente em bebidas lácteas com lactobacilos (leites fermentados) e bifidobactérias (iogurtes): aumento da resistência a infecções, impedimento da colonização por bactérias patogênicas, redução do colesterol.

— Fibra alimentar e amido presente nos cereais (aveia, pão), verduras crucíferas (repolho, brócolis, couve-de-bruxelas) e leguminosas (feijão, vagem lentilha): as fibras dos cereais previnem doenças cardiovasculares, as verduras protegem contra o câncer de cólon e de reto, o amido presente em cereais e leguminosas previne o câncer de cólon e reduz o colesterol.

– Fitoestrogênios, isoflavonas e lignanas encontrados nas leguminosas (feijão e soja) e cereais: redução do estrogênio, atuando na prevenção do câncer de mama;

– Flavonoides presente no vinho tinto e uva: antioxidantes, inibição da formação de ateromas

— Licopeno presente no tomate e toranja vermelha: proteção contra tumores de pulmão, próstata e estômago.

— Vitaminas A, C, E, betacaroteno e o mineral selênio, encontrados nas frutas (caqui, mamão, laranja, limão, acerola), hortaliças (beterraba, espinafre, cenoura, tomate, brócolis, repolho) e ovos e cereais: antioxidantes.

É importante que todos saibam que esses alimentos somente funcionam quando fazem parte de uma dieta equilibrada e balanceada!

 

Cássia Cassol Damo – Nutricionista CRN2 11872 – Pós–graduada em Atenção ao Câncer  – Telefone: (54) 9985-9911 – E-mail: cassiadamo@hotmail.com

Cassia Damo

 


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook