Alimentação

Alimentos orgânicos e sua importância na alimentação dos bebês

15 de fevereiro de 2016

Passados os primeiros seis meses de vida do bebê, após o período de amamentação exclusiva, começa a fase em que a criança experimenta os primeiros alimentos. Esse é um período de novas descobertas para a criança, quando ela irá vivenciar experiências que levará por toda a vida. Nesse momento ela irá entrar em contato com os alimentos e desenvolver seus hábitos alimentares e melhorar seu sistema imunológico.

Os bebês, assim como os adultos, possuem necessidades específicas de nutrientes e que devem ser supridas por meio da alimentação correta e saudável. Uma alimentação balanceada, rica em vegetais, cereais integrais, frutas, boas fontes de ferro e cálcio, baixo teor de sódio, gorduras ou açúcar adicionado às preparações, conservantes e aditivos químicos, é importante para o desenvolvimento dos hábitos alimentares corretos já na primeira infância.

Mas a preocupação com a qualidade dessa alimentação está crescendo nos últimos anos e os alimentos orgânicos estão entrando cada vez mais nas cozinhas para fazer parte do dia a dia da família. Na alimentação da criança, os alimentos orgânicos podem desempenhar um papel interessante e fundamental no seu crescimento e desenvolvimento.

Estudos mostram que os alimentos orgânicos, além de não possuírem agrotóxicos em sua composição, são menos suscetíveis a doenças causadas por bactérias resistentes aos medicamentos, uma vez que a agricultura biológica não permite uso de antibióticos em livre demanda. Além disso, os alimentos orgânicos estão se mostrando mais saudáveis do ponto de vista dos micronutrientes, ou seja, possuem elevado teor de micronutrientes em comparação com os mesmos alimentos produzidos de forma convencional, com o uso de agrotóxicos. Com esse processo mais natural, esse alimento mantém as características específicas da espécie preservadas, contribuindo para a saúde humana de forma mais efetiva.

Portanto, quanto mais saudável, completa e livre de compostos químicos forem as refeições dos bebês, melhor será seu sistema imunológico, com menor tendência ao desenvolvimento de doenças, permitindo assim, um crescimento e desenvolvimento saudáveis para as crianças.

 Fonte: Ana Caroline Rauber Ebone – Nutricionista clínica e estética – CRN2-11366 – Telefone: (54) 9138-6094


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook