Beleza

ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA OU CALVÍCIE

1 de setembro de 2023

Quando falamos de Alopécia Androgenética ou calvície estamos falando exatamente da mesma coisa. Estamos falando de uma queda permanente advinda da genética ou seja hereditária. É uma patologia que está acometendo cada vez mais jovens de ambos os sexos. Está ligada a herança genética de nossos pais (pai ou mãe) geralmente a parte paterna tem predominância caso o pai seja calvo, as chances dos filhos serem acometidos é de 50% em algum momento de sua vida, no caso de herança materna, nem sempre o filho será acometido.

Como funciona tudo isso?
Uma quantidade de hormônio (testosterona) circulante no sangue se junta a uma enzima chamada 5 alfa redutase e se transforma em um hormônio potente chamado dihidrotestosterona ( DHT). O DHT é um hormônio que traz vários benefícios ao nosso corpo, entre eles:

Libido, musculatura, força física, barba e engrossamento da voz.

Mas quando chega na calota craniana onde tem maior incidência, pois é exatamente aí que se encontra os receptores androgênicos, essa fusão de hormônios gera a miniaturização do folículo piloso, também o encurtamento da fase anágena (fase de crescimento do fio). O fio nasce e cresce durante um menor tempo, mais fraco e muito fino. No período normal de expulsão cai, entra na fase de repouso e com o passar do tempo não nasce mais, tornando o folículo inativo.

Tratamentos específicos, como na terapia capilar existem ativos inibitórios ao hormônio DHT, eles tem afinidade com os receptores ocupando o mesmo lugar do hormônio onde passam a não fazer efeitos no folículo piloso obtendo um maior controle da patologia.

O estímulo capilar é coadjuvante nesse processo pois o aumento de nutrientes e um aporte sanguíneo e maior oxigenação as células-tronco são os responsáveis pelo nascimento e crescimento de novos fios. São métodos e técnicas com objetivos de estancar a queda, fazer com que o cabelo cresça, mais rápido, mais forte, mais saudável, permanecendo por um maior tempo no couro cabeludo. Essa é uma das patologias que tem ação retroativa, quando antes ser diagnosticada e tratada maior controle terá. 
Pacientes acometidos pela Androgenética, mesmo optando por um transplante folicular, ainda assim precisam de tratamento com muito estímulos, pra obter maior resultado.

Fonte:
Cristiane Oliveira
Terapeuta Capilar – Especialista em Calvíce
(54) 99960-6427
Instagram: @cristiane.oliveira.oficial


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook