Destaques

ALTAS TEMPERATURAS DO VERÃO AUMENTAM CHANCES DE DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS VASCULARES

1 de fevereiro de 2024

O verão tem a tradição de trazer para os amantes da estação passeios em praias e rios, roupas leves e curtas é tempo de descanso e despreocupação. No entanto, as altas temperaturas ainda requerem cuidados específicos com a saúde, o que não se refere apenas ao uso do protetor solar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), os problemas vasculares aumentam em até 30% no Verão, um efeito das altas temperaturas sobre a circulação do corpo.

Com o calor, ocorre o processo de vasodilatação, em que os vasos sanguíneos dilatam-se e provocam uma sobrecarga nas veias dos membros inferiores. Além de estar relacionado a sintomas como cansaço, sensação de peso na região, câimbras, dor e edemas, o fenômeno da vasodilatação ainda pode provocar o aparecimento de varizes e outros problemas circulatórios como edema linfático, insuficiência venosa crônica e trombose venosa profunda.

Cuidados
Se não há como evitar o aumento das temperaturas, alguns cuidados devem ser tomados para que não surjam problemas de saúde vascular. De início, a hidratação é um ponto chave para a prevenção porque, com o calor, o corpo sua mais. Outro comportamento comum em festas e comemorações de Verão é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o que também favorece a desidratação.

O consumo excessivo de sódio, por sua vez, aumenta a pressão arterial. Além disso, o aumento do peso também é um fator de risco, o que reforça a importância da boa alimentação. Evite comidas gordurosas e opte por saladas e carne branca. E, se for ingerir bebidas alcoólicas, alterne com o consumo de água, água de coco, isotônicos ou sucos de frutas.

A atividade física também desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde vascular no Verão, já que, além de auxiliar na perda de peso, faz com que o corpo se movimente. No entanto, evite fazê-la em horários de maior exposição solar. Se seu trabalho exige que você fique sentado por muito tempo, é recomendado que se faça movimentos com as pernas e que se levante e ande durante o expediente. Mas, se você trabalha em pé, não se mantenha parado e procure descansar quando puder.

Por fim, mantenha a pele sempre hidratada. Além de evitar problemas dermatológicos e diminuir os efeitos da exposição ao sol, a hidratação também pode impedir o surgimento de fissuras na pele, uma consequência da vasodilatação oportuna para infecções.

E quem já sofre com doenças vasculares?
Se você já sofre com algum tipo de doença vascular, é importante, além de seguir as recomendações gerais de prevenção, procurar um especialista antes de encarar o Verão. A partir de uma avaliação, o profissional poderá fazer outras orientações, como o uso de meias elásticas de compressão e tratamentos a laser para varizes, a depender das características de cada paciente.

Fonte: Tiago Scherer
Cirurgião vascular e endovascular – CRM 30693
(54) 3311-6862


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook