Usina Superior
Alimentação

Benefícios do chocolate

12 de dezembro de 2016
Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

Benefícios do chocolate

Um dos benefícios do chocolate é fornecer energia ao organismo porque ele é rico em calorias, mas existem diferentes tipo de chocolate que têm composições muito variadas e, por isso, seus benefícios para a saúde também são muito distintos.

Trinta gramas de chocolate têm em média 120 calorias. Para que essas calorias não se tornem gorduras acumuladas, o ideal é comer o chocolate no café da manhã ou no máximo como sobremesa após o almoço, pois assim, as calorias serão gastas durante o dia. Se comer o chocolate à noite, quando o corpo fica em repouso, as calorias a mais provavelmente serão depositadas como gordura.

 

Benefícios do chocolate amargo

 

Os benefícios do chocolate amargo ou meio amargo são, principalmente, melhorar a circulação sanguínea e prevenir o câncer devido a sua riqueza em antioxidantes. Outros benefícios do chocolate amargo são:

:: Faz bem ao coração, porque promove um fluxo adequado de sangue devido aos potentes antioxidantes do grupo dos flavonoides, que são as catequinas, epicatequinas e procianidinas

:: Estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, pois possui teobromina, que é uma substância com ação semelhante à cafeína

:: Dá sensação de bem estar, pois ajuda a libertar o hormônio serotonina.

Para ter todos os benefícios do chocolate amargo basta comer um quadradinho de chocolate amargo ou meio amargo, que são cerca de 6 g, por dia.

 

As diferenças entre os tipos de chocolate existentes são

:: Chocolate branco — não tem cacau e tem mais açúcar e gordura.

:: Chocolate ao leite — é o mais comum e tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar.

:: Chocolate meio amargo — é o que tem de 40% a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.

:: Chocolate negro ou amargo — é o que tem mais cacau, entre 60% a 85%, e menos açúcar e gordura.

Quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios há para a saúde, por isso os benefícios do chocolate meio amargo e negro são maiores para a saúde porque eles ajudam a diminuir as doenças cardiovasculares e o câncer.

 

 

Fonte: www.tuasaude.com


Usina Superior