Bem-estar

Cinco passos para superar o medo de mudanças

26 de junho de 2017

Algumas vezes, sentimo-nos insatisfeitos com o rumo que nossas vidas tomaram, como se não tivéssemos nenhum controle sobre nosso próprio destino. Quando paramos para refletir sobre essas circunstâncias, é fácil perceber que o medo da mudança é um dos grandes pilares sobre os quais se basearam algumas das mais importantes decisões que fizemos ou, principalmente, deixamos de fazer.
Superar esse medo infundado pode ser um dos primeiros passos para viver uma vida mais plena e conquistar aquilo que você sempre quis. Afinal, será que a certeza de uma vida incompleta não é pior do que a incerteza de uma vida repleta de coisas boas? A gente aposta que sim, e quer te ajudar a superar o medo da mudança. Como?

1. Aceite seu medo
Já ouviu aquela história de que o primeiro passo para superar um problema é aceitá-lo? Ela não poderia ser mais verdadeira. Aceitar o seu medo e falar sobre o assunto com pessoas próximas é uma ótima maneira de colocar a mudança em prática na sua vida e pode gerar ótimas conversas. Muitas vezes, quem vê o problema de fora é capaz de entender a situação de forma mais ampla. Afinal, pedir um conselho não faz mal a ninguém, não acha?

2. Liste os prós e contras
Qual a pior coisa que pode acontecer se você der aquela guinada radical na vida? E qual a melhor? Liste tudo o que for benéfico e também os problemas que você poderá enfrentar no caminho. Faça também uma estimativa de qual a probabilidade de as coisas darem realmente certo ou errado. Isso permitirá que você tenha uma visão mais segura do que pode acontecer ao se arriscar e é uma maneira de antever os riscos reais da mudança.
3. Tenha um objetivo claro
Trace uma meta e um plano de ação para qualquer grande mudança que você for realizar. Seu objetivo é morar no exterior? O que você precisa para conquistá-lo? Faça um check list, pense em um orçamento estimado e no que você deverá fazer para chegar até lá. Quer largar o emprego e montar um negócio? Pense em quanto dinheiro você precisa juntar para se manter por alguns meses até que você possa ver os lucros do seu investimento, planeje seus objetivos em curto e longo prazo. Assim, será difícil de algo dar errado.

4. Aja com paciência
É importante ter em mente que grandes mudanças não acontecem da noite para o dia. Dependendo do seu objetivo, você pode demorar semanas, meses ou mesmo anos para conquistá-lo. Por isso, é importante estimar cada passo e entender que será preciso muita paciência para ver a mudança se concretizar, mas isso não é sinal para desânimo.

5. Sempre tenha um plano B
Vamos ser sinceros: as coisas realmente podem dar errado. Mas isso não significa que você não deva tentar. Bem pelo contrário, é importante ter em conta o que pode acontecer de ruim no seu caminho e pensar sempre em um plano B. Se nem tudo sair como você planejava, pelo menos a tentativa já será bem melhor do que continuar na inércia sem ter testado como seria. Você está preparado?

Fonte: www.nomadigital.com.br


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook