Saúde

Cinco razões para não pegar nas mãos do bebê

10 de julho de 2017

Sempre ouvimos falar: “Em mão de bebê não se pega“, e por mais que isso até já tenha virado campanha em blogs, sites, redes sociais e até divulgada pelo Ministério da Saúde, ainda vemos aos montes milhares de pessoas correndo para segurar as mãozinhas pequenas dos bebês, e muitas vezes até beijá-las. Algumas pessoas chamam isso de loucura, mas nada mais é que puro cuidado com a saúde dos pequenos, ainda mais em uma época que os vírus e bactérias surgem e se proliferam de uma forma absurda.
Mas se você ainda acha que essa história de não pegar na mão do bebê é pura paranóia ou boato, transmito cinco razões para que você pare de fazer isso:
1. As mãos humanas são uma das principais vias de transmissão de germes e microrganismos em geral.
2. Bebês (se forem prematuros ainda mais) não possuem a mesma imunidade de um adulto, o que facilita a contaminação por vírus e bactérias.
3. Bebês levam constantemente as mãozinhas (que você adora pegar e beijar com suas mãos e saliva cheias de bactérias) a boca, já imaginou que ao fazer isso você pode estar contaminando-o?
4. Olhos e nariz também são uma grande porta de entrada para germes e microorganismos, então mesmo que o bebê não coloque as mãozinhas na boca, podem ser contaminados se colocarem as mãozinhas nos olhos ou até no nariz.
5. Como você reagiria se estivesse em uma festa e de repente o moço que trabalha no RH da sua empresa (e que você só conhece de vista) se aproximasse de você, lhe cumprimentasse e pegasse na suas mãos, pior, beijasse suas mãos? Não seria legal né? Então, respeite as crianças, além de todas as razões cientificas para não se pegar em mãos de bebês, ainda existe o respeito pelo corpo do outro.
Por isso é tão importante que saibamos por que não pegar nas mãos dos bebês. Muitas vezes, esquecemos que acabamos de contar dinheiro (objeto mais sujo do mundo) ou de coçar o nariz, esquecemos que podemos estar transmitindo a seres tão pequenininhos e indefesos uma série de doenças: resfriados, gripes, conjuntivite, erupções na pele, diarreia, hepatite e infecções respiratórias.
Espero que agora você tenha se convencido de que em mãos de bebê não se pega?

Fonte: www.amaecoruja.com


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook