Bem-estar

Cuidados com a saúde no inverno

10 de julho de 2017

A pele no inverno
O ressecamento cutâneo é o efeito mais nítido no inverno, pois transpiramos menos e tendemos a tomar banhos mais quentes, o que diminui a hidratação natural da pele. A nossa rotina muda um pouco e devemos então tomar alguns cuidados simples para manter a pele bonita, saudável e sem irritações durante essa estação.
— Ingira bastante água (de modo geral, de 2 a 3 litros por dia). A hidratação da pele começa de dentro para fora! A ingestão adequada de líquidos é fundamental para o organismo nessa época, e também pode ser realizada na forma de chás claros.
— Tome banhos rápidos, use pouco sabonete, evite a água quente e o uso de buchas ou esponjas. Banhos quentes e sabonete em excesso retiram a proteção natural de gordura presente na pele, deixando-a mais ressecada e suscetível a infecções. Ao sair do banho, use uma toalha macia, secando suavemente a pele, sem esfregar.
— Dê preferência a sabonetes neutros e hidratantes, tanto para o corpo quanto para o rosto. Para peles muito secas, deve-se evitar passar sabonete nas pernas e braços, usando-o somente nas áreas íntimas e espalhando a espuma no restante da pele.
—- A hidratação da pele deve ser intensiva! Use e abuse dos cremes e loções hidratantes. O ideal é aplicá-los logo após o banho, com a pele ainda úmida, e reaplicar conforme a necessidade ao longo do dia. Utilize sempre produtos de qualidade e adequados para o seu tipo de pele, tanto para o rosto quanto para o corpo. Existem diferentes tipos de hidratantes, em diversas formulações e apresentações, que devem ser indicados pelo seu dermatologista para que se obtenha o melhor resultado.
— Uma dica valiosa para aqueles que não gostam de passar hidratantes após sair do banho é utilizar produtos específicos para a hidratação ainda no chuveiro, na forma de hidratantes ou óleos para banho, com enxague.
— A pele labial é bastante sensível e sofre muito com o frio. Lembre-se de hidratar também essa área com produtos específicos para os lábios, várias vezes ao dia.
— A água termal é uma forma suave, porém eficaz de hidratar a pele. Ela é extraída de fontes termais especiais, e possui propriedades hidratantes, calmantes e regenerantes, que ajudam no cuidado com a pele.
— Nunca se esqueça de aplicar e reaplicar o protetor solar, mesmo nos dias nublados, chuvosos ou frios! Ele é indispensável durante todas as estações do ano.
— O inverno é ainda uma ótima época para realizar procedimentos dermatológicos (como peelings e tratamentos a laser) e realizar tratamentos clareadores ou com ácidos, que requerem que o paciente evite a exposição ao sol. Consulte seu dermatologista de confiança e aproveite para cuidar ainda mais da pele nessa estação!
A alimentação no inverno
Conforme o tempo vai esfriando, alguns cuidados com a alimentação devem ser tomados para que a nossa saúde não se abale nessa época do ano.
— Dê preferência a alimentos ricos em vitamina C para que doenças respiratórias não sejam constantes nessa estação. Acerola, laranja, limão, caju e diversas outras podem ser ótimas escolhas se consumidas em porções adequadas ou em sua versão de sucos naturais. Entretanto, isso não se aplica a sucos industrializados, que contém taxas elevadas de conservantes e açúcares, além de não preservar os benefícios das frutas in natura.
— É comum aumentarmos a ingestão de caldos e sopas pela agradável sensação quente que temos ao consumi-los, mas tenha cuidado com as trocas de temperatura constantes que podem agravar quadros respiratórios causados por choques térmicos. Vale lembrar que por mais que um caldo ou sopa sejam muito deliciosos, eles podem não conter todas as porções de nutrientes necessários para um plano alimentar equilibrado. Portanto, prefira as opções que apresentem quantidades de proteínas e carboidratos adequadas.
— Vários são os relatos de que nessa época do ano, a vontade de comer em maior quantidade aumenta, sobretudo quando falamos de doces e outras guloseimas que são verdadeiras bombas calóricas, como é o caso de fondues, bolos e frituras. Tenha cuidado para que esses desejos espontâneos não comprometam o seu plano alimentar e, com isso, a sua rotina de exercícios seja prejudicada.
— Tente não pular refeições e extrapolar a quantidade em uma determinada refeição do dia. Como as temperaturas estão mais baixas, o nosso corpo acaba por sofrer um processo mais lento de aquecimento, o que acarreta em uma digestão mais demorada. Não exagere!
— Lembre-se de consultar o seu nutricionista para adequar o seu plano alimentar para essa época do ano. Tenha muito cuidado com as dietas divulgadas na internet que não se atentam às particularidades de cada indivíduo e que, em vez de proporcionar melhorias a sua saúde, podem desequilibrar a sua dieta.
A rotina de exercícios no inverno
No inverno, é crucial que você não abandone a sua rotina de exercícios.
— As temperaturas mais baixas provocam aquela vontade de ficar mais tempo na cama e muitas pessoas reclamam da preguiça para começar suas atividades diárias. Mas a melhor opção é vencer essa barreira e continuar os treinos, pois eles dão o estímulo necessário para encarar o dia com mais disposição. A oxigenação e a liberação de endorfina durante os exercícios físicos são, inclusive, fontes de recompensa e prazer diárias.
— As doenças respiratórias, como gripes e resfriados, são constantes e requerem nossa atenção também ao treinar, além da alimentação. Procure vestir roupas adequadas que, além de confortáveis, protejam o seu corpo contra as temperaturas baixas de ambientes ao ar livre, assim como os de ar refrigerado.
— Não se esqueça dos exercícios de alongamento e aquecimento! Essas preliminares são cruciais para não causar danos aos músculos durante os treinos.
— O mesmo conselho aqui é valido: não deixe de se consultar com profissionais especializados para que a sua rotina de exercícios possa promover ainda mais melhorias nessa estação e que o seu plano de exercícios individual praticado da forma correta seja um combustível para turbinar a sua saúde!

Fonte: www.institutoperface.com


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook