Alimentação

Cuidados com sua alimentação nos dias mais quentes

10 de novembro de 2017

Os dias vão se tornando mais quentes e, com o aumento da temperatura, o corpo passa por transformações, para que possa se adaptar da melhor forma às novas temperaturas. Contudo, da mesma forma que o corpo se adapta, todos devem ter algumas mudanças de hábitos para manter a saúde e poder aproveitar essa época do ano que é amada por muitos.

Toda e qualquer matéria passa por transformações em seu estado físico com o aumento ou a diminuição da temperatura, com o corpo humano não é diferente. Dessa forma, é necessário rever alguns hábitos para manter o corpo saudável nas diferentes estações do ano. Com o aumento do calor, o corpo está mais propenso à perda acentuada de líquidos, sais minerais e nutrientes, deixando o organismo mais frágil, e com uma maior exposição à desidratação e demais doenças que advém de uma alimentação deficiente.

Para aproveitar da melhor forma a estação, e dispor de muita saúde, são necessários apenas pequenos hábitos, que farão toda a diferença. A hidratação do corpo é fundamental em todas as épocas do ano, porém, no calor, ela requer uma atenção especial, principalmente pelo aumento da perda de líquidos. Assim, beber muita água, sucos naturais e chás gelados, além de manter a hidratação, dá uma sensação de frescor e harmonia na temperatura do corpo. É importante lembrar que as opções de sucos naturais e chás gelados são muito bons para a saúde e deliciosos, porém nada deve substituir a ingestão de água que deve ser de no mínimo 2 litros ao dia.

A alimentação também deve ser adaptada. Alimentar-se bem dá maior disposição e sensação de bem-estar. Opte por alimentos leves e ricos em nutrientes, as frutas da estação são ótimas opções de lanches, como a melancia, que é rica em vitamina C e, além de ter grande quantidade de água e sais minerais, ainda tem uma quantidade baixíssima de calorias. Além de frutas, opte por verduras e legumes frescos, carnes magras, com ofrango e peixes, ovos e carboidratos com baixo índice glicêmico.

Nunca se esqueça de cuidar da pele, pois como a exposição ao sol é muito maior, o filtro solar jamais deve ser esquecido. Deve-se sempre lembrar de que não basta a estação ter uma temperatura agradável, devemos estar em harmonia com a nossa saúde para que possamos aproveitá-la da melhor forma.

 

Fonte: Nutricionista funcional Géssica De Bona – Telefone: (54) 9 96380626 / (54) 3315-7152


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook