Receitas

DANDO MAIS SABOR (E SAÚDE ÀS REFEIÇÕES)

7 de julho de 2016

O assunto são os temperos e especiarias, que, além de darem um sabor especial a cada prato, podem ter ação em nossa saúde, como é o caso do alho. O uso de ervas e temperos na alimentação é um costume antigo, sendo inclusive razão para muitas expedições intercontinentais. E hoje, vivemos em um mundo altamente globalizado, o que nos permite usufruir de temperos diversos, tornando-os um aliado ao bom paladar, reduzindo o consumo de sódio e de temperos industrializados.

Quando o uso dos temperos e especiarias é bem harmonizado e usado com cautela, a refeição torna-se mais atrativa, pela coloração, aroma e, com certeza, pelo sabor. Entretanto muitas pessoas não conhecem ou não experimentam usá-las por receio de exagerar na dose ou até mesmo por não saber como harmonizá-las, ou seja, combinar o alimento com o tempero ideal. Por isso preparamos algumas dicas sobre os diferentes temperos disponíveis em lojas especializadas, mercados e feiras livres. Vale lembrar que quanto mais frescas, mais aromáticas, e sempre que possível deve-se macerar ou moer na hora, assim preserva-se melhor o aroma, o sabor e também a propriedade nutritiva, como é o caso da pimenta.

 

Tipos

 

Características

 

Preparações culinárias

 

Açafrão:  Apresenta coloração laranja bem escura, aroma forte e sabor agradável, levemente amargo. Pratos à base de frango, peixes e crustáceos, além de pães, biscoitos e arroz.
Alecrim:  Encontra-se fresco ou seco. Tem coloração verde-escura, sabor refrescante e aroma bastante intenso. Deve ser utilizado em pequenas quantidades. Pratos à base de carnes, aves e peixes, em recheios, pães, nas sopas e em alguns molhos.
Canela:  É obtida, retirando-se a casca dos galhos de uma árvore de origem chinesa. Pode ser encontrada em pau ou em pó. Tem aroma adocicado e forte. Compotas, picles, pães, bolos, biscoitos, legumes, doces, pratos salgados. Pode ser salpicada sobre frutas ao forno ou bananas fritas.
Cebolinha verde:  Encontra-se fresca em feiras livre e mercados. Muito usada na culinária brasileira como base em diversos pratos. Serve para enfeitar saladas, sopas, legumes cozidos, além de aromatizar omeletes ou queijo fresco.
Cominho:  É vendido em pó e em grãos. Possui gosto forte, levemente amargo. Em semente, é colocado sobre pães, saladas de batata ou de repolho. Já o cominho em pó é muito usado para temperar feijão, picadinhos e uma série de pratos salgados.
Cravo:  Encontra-se em pó e inteiro. Tem um aroma doce e forte. Muito usado para doces e compotas, pratos salgados à base de carnes, picles, pães e biscoitos.
Erva-doce:  Vendida em sementes, encontra-se em supermercados. Seu sabor é semelhante ao do anis. Muito usada em chás, devido às qualidades terapêuticas. Utilizada, também em bolos, biscoitos e pães e no preparo de linguiças.
Gengibre:  Raízes inteiras e frescas ou secas e moídas; o aroma é adocicado e penetrante, e o sabor é forte. No preparo de pratos doces e salgados, nas compotas e nos picles e também nas bebidas, como o quentão. Também utilizado na culinária japonesa.
Gergelim:  Pequenas sementes brancas ou pretas, originárias da Índia, com sabor que lembra o das nozes. Pode ser encontrado em supermercados ou lojas que vendem produtos árabes. No preparo de bolos, pães e pratos chineses ou sírio-libaneses. Serve também para preparar uma espécie de pé de moleque e um óleo de sabor finíssimo.
Hortelã:  É encontrada geralmente fresca e raramente seca. O aroma é fresco e ligeiramente amargo. Muito usada pelos árabes, entra no preparo do quibe e do tabule, nos molhos para carneiro, nas saladas, nas sobremesas, para aromatizar chocolate, enfeitar coquetéis, refrescos e também como chá.
Orégano:  É encontrado principalmente seco. Possui aroma e sabor que lembram os da manjerona, porém mais fortes. Muito utilizado nas cozinhas italiana, grega e mexicana. Entra no preparo de pizzas, molhos e pratos que levam tomates, além de marinadas, recheios e pratos à base de frango ou de peixe.
Pimenta-do-reino:  Apresenta-se em dois tipos: a preta (em grãos ou moída) e a branca, que é nada mais que a preta sem casca (também pode ser encontrada em grãos ou moída). Em quase todos os pratos salgados e inclusive em pratos doces. A branca é usada em pratos mais delicados, pois é menos ardida e menos aromática.
Salsa:  É vendida fresca, muito saborosa, mas é encontrada também seca e esmigalhada, com sabor pouco acentuado. Para temperar e enfeitar quase todos os pratos salgados. Pode ser utilizada cozida ou crua.

Fonte: Marina da Silva Pereira – Nutricionista

– CRN 2 9938 –

Telefone: (54) 3314-4864 

E-mail: mari_nutri@ymail.com


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook