Residencial Cristo Rei
Alimentação

Dez dicas para seu projeto verão

10 de novembro de 2017
Share on FacebookShare on LinkedInTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestEmail this to someonePrint this page

No Brasil, o verão começa no dia 21 de dezembro e, faltando somente pouco mais de um mês para a chegada da estação mais quente do ano, não é incomum encontrar pessoas preocupadas em emagrecer para exibir uma boa forma quando a data chegar.

É o chamado projeto verão, quando, principalmente, aqueles que sabem que vão passar suas férias de final e começo de ano em praias e clubes correm atrás do prejuízo adquirido durante o ano e buscam se livrar dos quilinhos em excesso, acumulados ao longo dos meses.

Se você já começou a sua luta contra a balança ou ainda está planejando como fará para dar início ao seu projeto verão, não deixe de conferir as dicas que separamos abaixo:

1. Descubra qual o seu objetivo

Quando nós começamos um projeto pessoal, na faculdade ou no trabalho, geralmente sabemos aonde queremos chegar com tal empreitada. O mesmo serve para o emagrecimento no projeto verão. Antes de determinar o que fazer, é fundamental determinar qual o objetivo. Você quer perder peso? Definir a barriga? Mandar a gordurinha localizada para longe? Ou deseja apenas manter-se com os quilos ideais até o verão chegar?

Uma vez que você definiu o que deseja fazer do seu projeto verão, ficará mais fácil escolher quais táticas e atitudes poderão te auxiliar em direção ao alcance do objetivo.

2. Beba bastante água

Se você é daqueles que leva um dia a dia atribulado e não tem tempo nem de parar e beber um copo de água durante o dia, saiba que já passou da hora de manter uma garrafinha dentro da sua bolsa e/ou em cima da sua mesma de trabalho.

Tome uma quantidade suficiente de água para certificar que o seu corpo esteja hidratado – não existe um número ideal para todas as pessoas, mas a recomendação é de oito copos por dia. Isso é importante porque quando o seu corpo está desidratado, os músculos, órgãos e células não funcionam tão bem quanto deveriam, a eliminação de toxinas é menos eficiente, assim como o processo de queima de gorduras.

3. Corte os refrigerantes

O hábito de consumir muito refrigerante pode travar o seu projeto verão. É que essas bebidas fornecem as chamadas calorias vazias ao seu organismo. Isso significa que ao tomar um copo de Coca-Cola, por exemplo, você aumenta a sua ingestão calórica do dia, mas não recebe nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu corpo.

Ou seja, você traz a ele algo que não é necessário e que apenas eleva o número de calorias, o que te trará um trabalho a mais para eliminar mais tarde. Por isso, em vez de beber refrigerante durante as refeições ou quando sentir sede, você não experimenta tomar um chá, um suco de frutas ou até mesmo água, o que te auxiliará a manter-se hidratado ao longo do dia?

4. Mexa-se

A prática de exercício físico estimula o gasto calórico, o que dá uma força para eliminar os quilinhos a mais. Por isso, para quem deseja emagrecer para o verão, começar a fazer as atividades físicas é uma dica que não pode faltar. Se você nunca se exercitou, comece caminhando ou correndo no parque ou matricule-se em uma academia. O importante é não ficar parado!

Mas atenção, procure a ajuda de um bom personal trainer para escolher qual a modalidade adequada para o seu caso e definir a intensidade e frequência que você deve seguir, para não colocar a sua saúde e o seu corpo em risco.

5. Porém, não se mate na academia

Sim, praticar exercícios físicos é importante para emagrecer a manter a boa forma e não é nenhum pecado se matricular em uma academia em uma época que falta poucos meses para o verão. Entretanto, é aconselhável não se matar de tanto se exercitar simplesmente porque quer aparecer com a silhueta fininha na praia.

Em primeiro lugar porque é muito difícil que algum tipo de atividade física traga resultados em pouco tempo. E segundo, porque a alta intensidade, especialmente para quem é sedentário e não tem articulações, músculos e um sistema cardiovascular prontos para grandes esforços, pode trazer lesões.

Mesmo para quem já possui o hábito de malhar, a recomendação é não aumentar a intensidade do treino de maneira brusca no projeto verão. O ideal é começar devagar e elevar o grau de dificuldade e esforço aos poucos, sob a orientação de um profissional de educação física.

6. Alimente-se

Cortar as guloseimas, frituras, lanches fast-food e demais alimentos que não contribuem em nada com a perda de peso é importante. Entretanto, é importante saber que seguir dietas loucas e muito restritivas que te obrigam a ficar muito tempo sem comer nada não ajuda a emagrecer.

É essencial começar o dia com um café da manhã saudável e fazer refeições saudáveis e equilibradas de três em três horas. Isso manterá o seu metabolismo funcionando a uma velocidade satisfatória, o que facilitará o processo de queima de gorduras.

Certifique-se de montar cardápios com equilíbrio e diversidade de nutrientes e com quantidades suficientes de calorias para que você tenha energia. Escolha uma dieta para o projeto verão que não te faça passar fome e que não te deixe morrendo de vontade de recorrer aos doces, guloseimas e besteirinhas.

7. Seja amigo das fibras

Inclua na sua alimentação comidas que servem como fontes de fibras como alface, espinafre, tomate, pepino, feijão preto, ervilha, grão-de-bico, lentilha, sementes de chia, aveia, batata doce, abacate, pera, brócolis e abóbora. Além de auxiliar o bom funcionamento do intestino, esse nutriente promove a sensação de saciedade no organismo, o que contribui com o controle do apetite. E uma vez que você estiver com menos fome, correrá menos riscos de comer em excesso e terá maior facilidade para perder peso.

8. Faça suas refeições em casa (ou feitas em casa)

A vantagem de comer o que você mesmo cozinhou é saber exatamente como os pratos foram feitos e conseguir controlar as calorias dos alimentos de modo mais eficiente. Além disso, você ainda pode controlar o tamanho de suas porções, o que nem sempre é possível em um restaurante.

Vai dizer que não é difícil, seja por não querer jogar dinheiro fora, seja por conta da comida estar saborosa, seja para evitar desperdício, não comer tudo o que está no prato quando o garçom traz uma porção gigante no almoço ou jantar?

9. Cuidado com o álcool

No decorrer do seu projeto verão, preste atenção nas bebidas alcoólicas que você ingere nas idas ao bar para relaxar após o expediente e nas baladas do final de semana. Sim, elas possuem calorias e podem te atrapalhar a emagrecer, sem que você nem ao menos perceba.

10. Aceite-se

Se quando o verão chegar você tiver conquistado o corpo dos sonhos, comemore! Afinal, você lutou para conquistá-lo. Além disso, torne os hábitos saudáveis que te levarão a ter sucesso permanente em sua vida, para que os seus ganhos sejam constantes e não tenham ido embora com o final do verão.

No entanto, se você ainda não tiver emagrecido tudo o que desejava, não desanime e não deixe que a frustração te impeça de curtir as férias de verão. Aceite-se como você é e não tenha vergonha de se divertir na praia ou clube.

Isso não significa relaxar e se conformar com os quilos em excesso, mas não deixar que eles se tornem uma obsessão. Use isso como uma motivação para continuar tentando e procure levar uma vida saudável, com uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos, o ano todo. Assim, quando o próximo projeto verão chegar, você certamente não terá que se preocupar tanto com a perda de peso.

Fonte: www.mundoboaforma.com


Usina Superior