Alimentação

DIETAS

5 de novembro de 2021

A definição do termo “dieta” é derivada do grego díaita, que se refere a estilo de vida ou modificação do estilo de vida. Seu verdadeiro significado indica um comportamento que se prolonga ao longo do tempo, aderindo um conjunto de ações, cuja repetição sistemática permite a consolidação do “modo de vida”. Apesar do seu significado histórico, a palavra dieta muitas vezes é erroneamente abordada pela mídia e ganhou popularidade como sinônimo de restrição alimentar visando à perda de peso.

Diariamente são divulgadas via internet, redes sociais e revistas, as dietas da moda para emagrecimento que incentivam a busca do “corpo perfeito”, por meio de estratégias rápidas e ilusórias, que nem sempre estimulam a prática de atividade física e hábitos alimentares saudáveis.

Pesquisadores afirmam que dietas não individualizadas, sem quantificação de macro e micronutrientes e com valor energético reduzido ferem as leis de quantidade e qualidade (duas leis fundamentais na elaboração de um planejamento alimentar), não atingem requerimentos nutricionais específicos das fases da vida e não promovem hábitos de vida saudáveis.

As dietas com restrição calórica acentuada podem ocasionar sintomas, como:  queda de cabelo, fadiga, constipação, diarreia, pele seca, anemia e irregularidade no ciclo menstrual. Tais sintomas estão relacionados à oferta inadequada de micronutrientes.

Considerando tais colocações e sabendo da forma distorcida que a sociedade aborda o termo dieta, surgiram diversos estudos que apontam a não eficácia das dietas para a maioria da população e ainda, o risco para desenvolver transtornos alimentares. A grande verdade é que quem opta por seguir ou mudar o seu estilo de vida referente a alimentação, precisa estar ciente de que o caminho para chegar ao objetivo desejado deve ser prazeroso, estar adequado a rotina, as necessidades individuais e cabe ao paciente e o profissional que está acompanhando saber qual definição deve dar para esse momento, a fim de não causar nenhum prejuízo emocional, social e físico na pessoa que deseja seguir tal estilo de vida.

Fonte: Valéria Selong
Nutricionista – CRN 10369
(54) 99617-8824
@reabilitarepf


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook