Beleza

Eflúvio Telógeno (Quedas capilares)

28 de abril de 2023

Quando somos acometidos por uma queda de cabelo acentuada não rotineira, logo nos perguntamos: o que está acontecendo? Vamos entender um pouco sobre essa situação, nosso ciclo biológico do pelo consiste em três importantes fases:

Anágena: fase do nascimento e desenvolvimento;

Catágena: fase de repouso (maturação) e

Telógena: fase de expulsão. 

A Queda brusca ocorre quando o ciclo biológico está em desequilíbrio causando uma Telogenização precose (onde o ciclo parte da fase de nascimento diretamente pra fase de expulsão) com ruptura drástica o fio não tem o tempo de maturação suficiente para se desenvolver, gerando uma queda brusca, saindo normalmente de uma queda de 100 a 150 fios/dia para 200 a 300 fios/ dia, trazendo muita ansiedade e desconforto ao paciente.

Quais os principais agentes causadores de um Eflúvio Telógeno?

A variedade de gatilhos são intensos, principalmente se tirando de corpo humano, é muito distinto de paciente para paciente. Podemos aferir que esta correlacionado a hormonais, fisiológicos e emocionais.

– Situações que impactam nosso sistema imunológico são responsáveis por um Eflúvio Telógeno:

– Uma perda de um ente querido (morte);

– Separação; 

– O próprio parto, ainda que seja de forma positiva. Estudos feitos descartam a possibilidade de a queda estar relacionada a anestesia, mas sim a perda de sangue e nutrientes, um processo hormonal e psicológico;

– Outra vilã do Eflúvio Telógeno é a cirurgia Bariátrica, além da mudança repentina no estilo de vida, o paciente é acometido à uma perda significativa de nutrientes no organismo, sendo acometido pela queda;

– Dietas muito restritivas, de uma hora para outra sua alimentação fica limitada;

– Procedimentos químicos que possam adoecer o couro cabeludo (uso da chapinha muito próxima ao couro cabeludo causa queimaduras na pele);

– O excesso de cobre no organismo diminui a taxa de zinco (importante para a manutenção e desenvolvimento do cabelo) a queda ocorre três meses após o evento ocorrido.

Eflúvio Telógeno tem duas classificações:

Agudo (temporais)

É uma patologia comum, permanecem num ciclo por poucas semanas e rapidamente a estrutura volta ao normal.

Crônico (permanentes)

É uma das patologias que precisam de muita atenção!

Queda de oito à onze meses já é considerada crônica, desencadeando um desequilíbrio, tendo vários ciclos de queda nesse período, prejudicando o desenvolvimento e crescimento do fio (se tornam afinados, sem crescimento e opacos)

Ambas patologias nem sempre estão relacionadas à outras patologias (inflamações, coceiras, prurido ou dor).

Saúde Capilar: bem-estar todos os dias.

Fonte:

Cristiane Oliveira
Terapeuta Capilar – Especialista em calvíce
(54) 99960-6427
Instagram: @cristiane.oliveira.oficial


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook