Curiosidades

A importância das histórias em quadrinho para crianças em fase de alfabetização

24 de março de 2017

A leitura na educação infantil é de suma importância para a apropriação da linguagem escrita pelas crianças. Muitos educadores têm a história como fator indispensável e já trabalham a leitura diariamente, utilizando vários tipos de textos, como parlendas, poesias ou contos de fadas. Esses textos ajudam as crianças a ter diferentes experiências dentro do contexto pedagógico.
As histórias em quadrinhos fazem cada vez mais parte dos planejamentos dos educadores, que veem nelas oportunidades de aprendizado para as crianças, pois como as crianças ainda não sabem ler, elas conseguem entender as mais diversas situações, por serem histórias ilustradas, o que possibilita facilmente a leitura. Hoje em dia encontramos diversos tipos de quadrinhos, cada um com um objetivo diferente.
As crianças adoram, pois percebem que conseguem ler, diferentes de outros textos que as crianças recusam por saberem de suas dificuldades com a leitura, além de ser divertido e proporcionar um momento prazeroso e de muitas aprendizagens.
Há ainda quem diga que as HQ, não são indicas para essa faixa etária por se tratarem de textos curtos. Essas pessoas acreditam que as crianças ficarão “preguiçosas”, deixando de lado a vontade de ler livros que são maiores, outros falam que as crianças que ainda não sabem ler e escrever ficarão “burras”, por existirem quadrinhos em que os personagens falam errado ou falam um linguajar de sua região, sendo que este aspecto é uma característica do personagem.
Para mim, as histórias em quadrinhos possibilitam para a criança momentos divertidos e prazerosos, pois é uma forma lúdica e divertida de incentivar a leitura.

Fonte: www.destaque.blogspot.com.br


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook