Beleza

Micoses superficiais da pele

23 de janeiro de 2018

:: O que é?

As micoses superficiais da pele, em alguns casos chamadas de tineas, são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Os fungos estão em toda parte podendo ser encontrados no solo e em animais. Até mesmo na nossa pele existem fungos convivendo pacificamente conosco, sem causar doença.

A queratina, substância encontrada na superfície cutânea, unhas e cabelos, é o alimento desses fungos. Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo (alteram o equilíbrio da pele), esses fungos se reproduzem e passam então a causar a doença.

:: Como evitar as micoses?

Hábitos higiênicos são importantes para se evitar as micoses. Previna-se seguindo as dicas abaixo:

— Seque-se sempre muito bem após o banho, principalmente as dobras de pele como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés.

— Evite ficar com roupas molhadas por muito tempo.

— Evite o contato prolongado com água e sabão.

— Não use objetos pessoais (roupas, calçados, pentes, toalhas, bonés) de outras pessoas.

— Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).

— Observe a pele e o pelo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pelo procure o veterinário.

— Evite mexer com a terra sem usar luvas.

— Use somente o seu material de manicure.

— Evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados.

— Evite roupas quentes e justas. Evite os tecidos sintéticos, principalmente nas roupas de baixo. Prefira sempre tecidos leves como o algodão.

:: Tratamento

O tratamento vai depender do tipo de micose e deve ser determinado por um médico dermatologista. Evite usar medicamentos indicados por outras pessoas, pois podem mascarar características importantes para o diagnóstico correto da sua micose, dificultando o tratamento.

Podem ser usadas medicações locais sob a forma de cremes, loções e talcos ou medicações via oral, dependendo da intensidade do quadro. O tratamento das micoses é sempre prolongado, variando de cerca de 30 a 60 dias. Não o interrompa assim que terminarem os sintomas, pois o fungo nas camadas mais profundas pode resistir. Continue o uso da medicação pelo tempo indicado pelo seu médico.

As micoses das unhas são as de mais difícil tratamento e também de maior duração, podendo ser necessário manter a medicação por mais de doze meses. A persistência é fundamental para se obter sucesso nestes casos.

 

Fonte: www.abcdasaude.com.br

 


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook