Beleza

Micropigmentação é a solução

27 de junho de 2016

Nos últimos anos, a micropigmentação teve suas técnicas aprimoradas e atingiu um nível extraordinário, com resultados ainda mais naturais! Muitos estão aderindo a esse procedimento estético que serve para modelar, corrigir falhas ou apenas encobrir pequenas imperfeições em sobrancelhas, olhos e boca. Além de embelezar, a micropigmentação também é utilizada para disfarçar calvície e reconstruir aréolas, o que ajuda a melhorar significativamente a auto-estima.

A técnica já existe há mais de 30 anos e ganhou fama quando a tendência das sobrancelhas finas passou. As pessoas que haviam aderido à moda da época ficaram com os resultados da retirada excessiva de pelos estampados em seus rostos e encontraram na micropigmentação a solução para que seus olhares voltassem a ser mais expressivos.

Profissionais afirmam que para criar um desenho harmonioso é preciso deixar o modismo de lado e respeitar as linhas e o formato do rosto do cliente. Pode-se aplicar a técnica nas sobrancelhas de forma compacta ou fio a fio, também conhecida como 3D ou hiperrealista, que proporciona um efeito mais natural. E o melhor é que seu resultado é duradouro, precisando de retoque depois de, aproximadamente, um ano, variando de acordo com o tipo de pele e cuidados do cliente.

André Lima, especialista em micropigmentação, explica que, hoje, com o avanço das pesquisas, os profissionais dispõem de produtos de alta qualidade desenvolvidos especificamente para esse setor, caso dos pigmentos associados a estudos de colorometria, que se adaptam perfeitamente aos diferentes tons de pele dos clientes. “Um trabalho bem feito intensifica o potencial de beleza do cliente e eleva sua auto-estima”, afirma André, que trabalha com a técnica há mais de quinze anos.

Para quem é prático e gosta de estar sempre preparado, a maquiagem semidefinitiva, como também é conhecida, é a solução! A técnica traz diversas vantagens para cada necessidade, pois não precisará mais se preocupar em se maquiar diariamente, livrando-se de lápis, batom, e até mesmo da henna, e de ter de fazer o design de sobrancelhas semanalmente.

Outra vantagem é que, por ser um procedimento simples, a recuperação é rápida. O processo, que dura aproximadamente uma hora e meia, é feito com o dermógrafo, aparelho específico para micropigmentação, que aplica o pigmento na pele por meio de microperfurações, similar à tatuagem. Com movimentos delicados, apenas a primeira camada da pele é atingida, fazendo com que a cicatrização seja rápida. Dentro de uma semana poderá surgir uma casquinha, logo após a cicatrização estar completa a cor suaviza, sendo preciso um retorno para avaliação e retoque depois de 30 dias.

Por essa razão, são poucas as pessoas que não podem submeter-se à técnica, mas é preciso se atentar, pois existem algumas contraindicações. Pessoas com hemofilia, diabetes, câncer de pele, herpes labial, alergias tópicas, urticária física, grávidas, portadores de marca-passo e aqueles que têm propensão a desenvolver queloides não devem receber o tratamento ou devem apresentar autorização médica. Agora que você está mais familiarizada com a técnica, procure um profissional, conheça seu trabalho e valorize ainda mais seus traços!

Atualmente, em parceria com o Isepe Pós-Graduação, em Passo Fundo e Porto Alegre, oferecemos todos os cursos voltados para as áreas citadas, desde o design de sobrancelhas à micropigmentação em níveis mais avançados.

 

Fonte: André Lima. Professor da Equipe Mag Estética e do Isepe Pós-Graduação

 


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook