Beleza

Na busca pela qualidade de vida

22 de fevereiro de 2016

Atualmente muitas pessoas têm deixado a correria e a pressa tomarem conta da sua rotina, está aí mais um sintoma da vida moderna. São muitos compromissos, pouco tempo, muito trânsito, muitas filas e surge a consequência inevitável: o famoso estresse.

O corpo não consegue acompanhar esse ritmo frenético proposto e, de repente, começa a reagir de forma prejudicial a esses novos hábitos. Essa reação atinge tanto a saúde física quanto à emocional.

Umas das práticas que podem ser usadas contra o estresse é o reiki, terapia baseada na canalização de energia universal, que surgiu e se consolidou no Japão, mas que conquistou vários adeptos de todas as partes do mundo nos últimos anos. Trata-se de uma terapia alternativa que age no intuito de reestabelecer o equilíbrio energético vital, não mantém quaisquer rituais, dogmas ou conceitos filosóficos e só tem como objetivo proporcionar bem-estar a quem se submete a ela. A técnica ainda pode ajudar a reduzir estresse, ansiedade e problemas de insônia, além de aliviar dores físicas. Um dos principais benefícios desse tipo de tratamento é que ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, com isso, ainda acelera a recuperação da saúde.

E como fica sua alimentação com a correria do dia a dia? Você tem tempo para comer corretamente? Você sabe como se alimentar de forma saudável e equilibrada?

Quando não suprimos as necessidades nutricionais de forma adequada, surgem as deficiências. A carência nutricional de vitaminas e minerais pode contribuir para o desenvolvimento de diversas desordens estéticas, como unhas quebradiças, queda de cabelo, pele oleosa ou ressecada, acnes, manchas na pele, celulite, flacidez, estrias, gordura localizada ou envelhecimento precoce. O contrário também é verdadeiro, pois o excesso de alguns nutrientes, como o sódio, gorduras saturadas e trans e açúcares podem causar diversas alterações estéticas.

Vamos explicar rapidamente as principais desordens estéticas que mais preocupam as mulheres e orientar os alimentos mais interessantes para cada caso.

A acne trata-se de uma afecção que ocorre no interior da pele, devido aumento da produção sebácea, geralmente associada à puberdade e ao desequilíbrio hormonal comum nessa fase. Associa-se o problema também ao desequilíbrio da saúde intestinal, decorrente de má alimentação.

A celulite, também ocorre no interior da pele e provoca uma inflação devido à má circulação no local, que muda a estrutura do tecido adiposo, surgindo então o famoso aspecto de casca de laranja. Além de problemas circulatórios, podem ser considerados fatores de risco para o surgimento da celulite, o sedentarismo, alterações hormonais, cigarro, álcool, estresse, alimentação inadequada e a genética.

O envelhecimento é um processo natural e irreversível. Entretanto, alguns fatores podem fazer com que esse processo ocorra mais rapidamente, é o que chamamos de envelhecimento precoce. Dentre os fatores que podem acelerar o envelhecimento estão a genética, os radicais livres, a imunidade, a poluição, a temperatura, a radiação solar, a alimentação e a tensão emocional.

A flacidez é decorrente de atrofia de tecido, em que a pele fica com aspecto frouxo, afetando individualmente pele ou músculos. Pode ser consequência do envelhecimento, em que há perda gradativa de massa muscular esquelética. O sedentarismo é apontado como o maior vilão no surgimento da flacidez, assim como o emagrecimento rápido demais, pois os músculos podem ser utilizados como fonte de energia, na ausência de carboidratos e gorduras.

A adequação do peso, a reeducação alimentar, incluindo a utilização de nutrientes nutricosméticos, que potencializam os resultados do tratamento estético e combatem os fatores internos e externos de envelhecimento e agressão celular, estão cada vez mais comprovados pela ciência como essenciais à saúde e à beleza do corpo (pele, cabelos, unhas), atendendo, dessa forma, as necessidades estéticas dos clientes por meio de resultados eficazes e duradouros.

Boa alimentação conjugada com hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, são fatores essenciais na promoção da saúde e prevenção de doenças. Inicialmente não parece uma tarefa muito fácil, não é mesmo? Mas com um pouquinho de empenho e disciplina, qualquer um pode ter os benefícios de vida saudável.

Fonte: Equipe Sense – Telefone: (54) 3601-4038


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook