Bem-estar

O que é o Novembro Azul e como ele começou?

10 de novembro de 2017

Durante o mês de outubro aconteceu a campanha Outubro Rosa, agora, no mês de novembro, as coisas mudam de cor e passam a ficar azuis. O Novembro Azul é uma campanha superimportante para combater o câncer de próstata e levar à conscientização sobre a importância de exames regulares e diagnóstico precoce.

 

:: Como ele começou e por que o símbolo é um bigode?

No exterior, a campanha é chamada de Movember (Moustache + November em inglês. Bigode e Novembro). Começou em um pub, na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de novembro foi o escolhido, pois o dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

A campanha foi um sucesso, alguns anos depois o país todo estava participando e foi criada o Movember Foundation Charity, em 2004. A ideia então era que os homens deixassem o bigode crescer durante todo o mês de novembro (as mulheres davam seu apoio usando a cor azul ou bigodes falsos) para espalhar a conscientização da importância do cuidado a saúde masculina, com foco principal no câncer de próstata e na depressão. Além disso, diversos eventos de arrecadação de fundos foram criados.

Atualmente, a campanha é mundial, inclusive, o bigode tornou-se pouco para os participantes. É comum o movimento levar o nome de No Shave November que seria, em tradução livre, Novembro sem se barbear. Durante esse período, os envolvidos cultivam não mais só o bigode, mas também a barba. Alguns países continuam com o nome original (Movember ou No Shave November) e alguns – como o Brasil – utilizam o nome Novembro Azul, já que além do bigode, a cor azul é símbolo da campanha. A ideia é o máximo de pessoas usarem a cor azul, o bigode e a barba para deixar os “desentendidos” curiosos do motivo e então, a partir dessa curiosidade, espalhar a conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata por meio dos exames regulares e a atenção à saúde masculina.

 

:: Sobre o câncer de próstata

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

Estatísticas indicam que:

– Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens.

– Um em cada seis homens é atingido pela doença.

– Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos.

– Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos.

– É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.

A doença em seu início não apresenta qualquer sintoma, por isso é de suma importância a realização de exames de toque e de sangue periódicos. O exame de sangue NÃO substitui o de toque, visto que, muitas vezes, a doença não é detectada a partir do sangue, assim, os exames são complementares e devem-se fazer ambos.

Normalmente, os homens são mais resistentes a cuidar de sua saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente. Por isso, na maioria das vezes a doença é descoberta tardiamente, apenas quando os sintomas começam a aparecer, e 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em estágio muito avançado e grave quando os sintomas começam a aparecer. Por isso é tão importante prevenir-se e descobrir a doença na fase inicial, quando as chances de cura são grandes.

 

:: Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns – que como já dito anteriormente só aparecem na fase avançada da doença – são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.

 

:: Prevenção

Não existe uma forma de se tornar imune à doença. É por essa razão que os exames de sangue e toque periódicos são tão importantes, eles possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo – além de menos invasivo – aumentando as chances de cura.

A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade e os homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. Além disso, homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade.

Mas existem alguns hábitos para diminuir os riscos da doença:

– Uma dieta saudável: rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais. Evitando gorduras, principalmente de origem animal.

– Atividade física: ao menos 30 minutos, cinco vezes na semana.

– Controle de peso: evitar a obesidade e manter o peso adequado ao seu corpo.

– Diminuir o consumo de álcool: é indicado que o homem limite-se à apenas duas taças diárias.

– Não fumar: essa é a principal regra para evitar qualquer tipo de câncer.

Participe você também do Novembro Azul e espalhe a conscientização da importância dos exames periódicos, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

Fonte: www.brasil.gov.br


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook