Bem-estar

O uso de óculos de sol em crianças

20 de fevereiro de 2017

Dias quentes e ensolarados pedem muita água e ingestão de alimentos leves e refrescantes, como frutas, picolés, sucos e verduras. Mas quando o assunto é SOL, existem outros cuidados que devemos nos atentar com relação a saúde dos nossos filhos.

1- Crianças podem usar óculos de sol?
Sim. Crianças podem e devem usar óculos de sol como forma de proteção contra os raios ultravioletas A e B, que são perigosos não apenas para a nossa pele, mas também para a os nossos olhos.

2- A partir de que idade é permitida o uso de óculos escuros?
Pelo fato de se encontrarem em desenvolvimento, as crianças são necessariamente aquelas que qualquer agressão do meio ambiente poderá ter maior repercussão ao longo da vida. Por isso, aspectos relacionados com a prevenção são muito importantes. Com relação à saúde ocular, ocorre o mesmo: prevenir desde cedo é fundamental. Mas a grande questão é: as crianças devem usar óculos de sol a partir de que idade?
A proteção contra a radiação solar tem importância apenas a partir da idade em que a criança adota um estilo de vida que lhe traz maior exposição, ou seja, quando começa a ter atividades ao ar livre.

3- Existe algum item importante para se verificar na hora de comprar óculos de sol para crianças?
É necessário saber o que se espera dos óculos de sol. A maioria das pessoas usa óculos escuros para melhorar o conforto visual na presença de luz solar. Embora esse aspecto seja muito importante, o principal objetivo para o uso de óculos escuros deve ser a sua capacidade de proteger a criança das radiações nocivas ao aparelho visual. As crianças passam mais tempo expostas à luz ambiente que os adultos. Estima-se que a média de radiação recebida pela criança seja três vezes que do adulto, e que cerca de 80% da radiação seja recebida antes dos 20 anos de idade. Por outro lado, o cristalino da criança transmite mais radiação visível de baixo comprimento de onda (azul) e ultravioleta à retina, que o cristalino do adulto. Calcula-se que 75% da radiação que chega à retina, ocorre antes dos 10 anos de idade e apenas 10% depois dos 25 anos.

4- A criança deve usar o tempo inteiro óculos escuros durante sua exposição ao sol?
Quanto mais tempo a criança usar óculos durante sua permanência sob sol ou neve, mais estará protegida. Assim como chapéu e protetor solar, o assessório é indispensável na hora de buscar uma ideal proteção contra os raios UVs. Como a criança possui muita energia e muitas vezes não quer usar óculos, é necessário evitar que a criança brinque do lado de fora nos horários de pico da radiação, como forma de proteção.

5- Óculos de sol de boa qualidade para crianças são sempre caros?
Não. Óculos de sol não tem de ser caro para oferecer uma boa proteção contra as radiações UVs. Na maioria dos casos o elevado preço dos óculos de sol tem a ver com a marca. O mais importante não são as armações e sim as lentes! Para pagar mais barato, procure por lentes com certificação e não por armações com marcas de grifes.

6- A radiação solar é mais forte na praia e em piscinas?
Acreditar que o uso de óculos de sol deve ser feito apenas quando for nadar na piscina ou na praia é um erro. A radiação solar pode ser alta em qualquer lugar e até mesmo em dias nublados, atingindo cerca de 70% da incidência nos dias ensolarados. A radiação ultravioleta é refletida pela areia, água, grama, neve… por isso, além de óculos e protetor do solar, evitar atividades ao ar livre em horários de pico da radiação é uma forma de manter nossos olhos e os de nossos filhos mais protegidos.
Fonte: www.ascrianca.com.br


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook