Bem-estar

Orientação vocacional

10 de julho de 2017

Todos nós sabemos que a adolescência é um momento de transição da infância para a vida adulta. Nessa fase, começam a surgir muitas dúvidas e inseguranças e é o período em que se estabelecem hipóteses sobre a realidade do mundo no qual ele terá de sobreviver na idade adulta, e isso inclui a escolha profissional. O momento da escolha de uma profissão gera muita angústia para os jovens, muitas vezes, eles não estão preparados para tomar uma decisão que originará em mudanças importantes na sua vida futura
O trabalho de orientação vocacional abrange o conhecimento das profissões, o autoconhecimento e a análise da realidade atual do mercado de trabalho de uma profissão específica. A orientação vocacional não tem como função decidir a profissão que os adolescentes devem escolher, mas, sim, apontar a diversidade de possibilidades e auxiliá-los na busca do conhecimento da profissão com a qual tem mais afinidade, principalmente, para os alunos indecisos.
Nesse sentido, a orientação vocacional apresenta-se como um meio seguro e eficaz no processo de decisão de uma profissão, visto que antes da escolha de uma carreira, procura-se propiciar o conhecimento da personalidade pessoal, que também é importante para escolha e execução de uma profissão, pois indica as habilidades de domínio. Compreender a importância da escolha de uma profissão e de um projeto de carreira é fundamental, uma vez que auxilia na preparação para a inserção no mercado de trabalho competitivo nacional e internacional, no qual as exigências de qualificação são constantes e os índices de desemprego são alarmantes.
A maioria dos estudantes toma a primeira decisão profissional ainda muito jovem, o que, muitas vezes, faz com que essa decisão seja imatura e inconsciente. Em muitos casos, são pressionados pelos pais para seguir seus passos e escolhem o curso superior pela média salarial ou o que oferece prestígio para a família. Uma observação, todas as profissões podem dar esse prestigio, o sucesso que se busca. Somente o jovem escolher a profissão, aquela com a qual tem mais afinidade, e assim pode-se ter certeza que ele terá o prestigio que procura. Os pais já fizeram a escolha deles, agora é a vez de os jovens fazerem sua escolha, de ser os protagonistas da própria história. A orientação vocacional não diz o que o adolescente deve fazer, mas, sim, orienta e media essa escolha por meio de suas principais características, potencialidades e possibilidades reais, forma cidadãos conscientes de sua responsabilidade social e de si mesmo, capaz de pensar no próprio desenvolvimento com autonomia, maturidade e autoconfiança.

Fonte: Simone dos Santos – Psicóloga – CRP 07/25763 – Humana Atendimento Psicológico – Telefone: (54) 99162-6542


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook