Beleza

PATOLOGIAS DO COURO CABELUDO:CASPA X DERMATITE SEBORREICA

4 de julho de 2023

Caspa (Pityriasis capitis)
É a descamação  esbranquiçada e difusa do couro cabeludo. É a forma mais branda da Dermatite Seborreica. Embora a caspa não traga nenhum desconforto físico, sua presença causa um desconforto social muito grande, quer pela aparência do couro cabeludo, quer pela descamação que cai sobre a roupa. No nosso organismo existem vários fungos e bactérias convivendo em quantidades e situações ideais sem afetar a saúde. Mas quando essa cadeia se desarmoniza, podem ocorrer vários problemas, entre eles, a Caspa onde há a proliferação do fungo Malassezia sp. A causa específica da Caspa ainda é desconhecida, porém existem fatores que podem desencadear a patologia:
– Mudança de temperatura; 
– Fatores psicológicos;
– Superprodução de sebo;
– Fatores químicos e físicos. 

Dermatite Seborreica 
É um agravamento da Caspa. Uma dermatose comum, crônica e inclui a inflamação e lesões avermelhadas distribuídas pelas áreas com maior densidade de glândulas sebáceas, como a região do centro da face, sulcos próximos às asas do nariz, couro cabeludo, conduto auditivo externo, região atrás das orelhas, sobrancelhas, cílios e barba, além da região centro torácica.
A pele afetada apresenta- se recoberta de escamas gordurosas e amareladas. O elemento desencadeante da patologia ainda não foi comprovado. No entanto, estudos comprovam que está bastante suscetível as mudanças bruscas ou constantes de temperaturas, estresse, alterações hormonais no caso dos homens, (o excesso de testosterona aumenta a atividade das glândulas sebáceas, exposição excessiva de altas temperaturas (principalmente no Inverno, com a tendência de banhos muito quentes). Excesso de químicas depositados diretamente no couro cabeludo agredindo a pele e sua utilização inadequada. Processos alérgicos.
Esses são alguns dos fatores que podem agravar ainda mais a patologia causando coceira, prurido (cheiro), e a descamação excessiva.

Como podemos controlar a patologia?
Protocolos personalizados incluindo produtos e tecnologias direcionado à saúde capilar, baseados em ativos fungicida e bactericida conseguimos o controle da proliferação dos fungos e bactérias, equilibrando o manto lipídico, mantendo a pele limpa e hidratada, obtemos o controle do ambiente desejado.

Fonte:
Cristiane Oliveira
Terapeuta Capilar – Especialista em Calvice
(54) 99960-6427
Instagram: @cristiane.oliveira.oficial


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook