Estilo de Vida

Por quê minha empresa não tem resultados?

10 de novembro de 2017

No ramo empresarial, é comum encontrarmos líderes e gestores com grande potencial e autoridade na sua área, entretanto, eles não conseguem fazer com que suas empresas ganhem lugar de destaque no mercado.

Uma pesquisa realizada pela Dra. Cynthia A. Montgomery, da Harvard Business School, demonstrou que empresas que investem em pessoas e que são líderes no seu segmento levam em torno de sete anos para serem superadas, enquanto que empresas que investem em publicidade levam apenas um ano para perderem seu lugar de destaque. Ainda, percebeu que empresas que priorizam competir apenas por preço, em 60 dias podem ser superadas.

Qualquer empresa nada mais é do que o resultado emocional das pessoas que as compõem. O Brasil é o país que mais abre empresas no mundo. Mas também é o que mais fecha. Uma das razões, segundo pesquisadores, é porque a razão pela qual se abrem empresas ainda é mais pela necessidade de um sustento rápido do que pela visão de uma oportunidade de prosperar em uma determinada área.

Existem ainda outros motivos para que as empresas fechem suas portas ou deixem de crescer: falta de reconhecimento entre líderes e colaboradores, péssimo ambiente no trabalho, excesso de hierarquia, entre outras razões. Percebe-se que o que existe de comum em todos esses fatores é a qualidade dos relacionamentos. É muito comum empresas, cujos dirigentes relatam investir fortemente em competências técnicas de seus colaboradores, mas não investem em desenvolvimento humano. Ainda falta o reconhecimento de que sem inteligência emocional voltada à alta performance, dificilmente uma equipe atingirá resultados satisfatórios para o crescimento da empresa.

O FitMind – Saúde e Desenvolvimento Humano foi criado com esse intuito. O que quero é ajudar você, empresário, a atingir seus resultados, elevando o desempenho de cada integrante de sua equipe por meio de cuidados com a saúde. Existem quatro mundos em que todos nós vivemos: o mental, emocional e espiritual, que constroem o mundo físico. Sem processos de gestão de pessoas por competência adequados, torna-se inviável a empresa atingir seu melhor potencial. Sabe-se que menos de 20% das equipes atingem seu verdadeiro potencial pelo fato de que seus integrantes não estão preparados mental e emocionalmente para entregarem seu melhor resultado.

Henry Ford disse no início do século XX que muito pior do que investir em pessoas e elas saírem, é você não investir e elas ficarem. Convido você a cuidar com carinho do que há de melhor na sua empresa: as pessoas que a constituem. Trate bem seus colaboradores para que eles queiram ficar, e não por mera obrigação devido às circunstâncias da vida.

 

Fonte: Maurício Basso – Bacharel em Educação Física (UPF) – Formado em Life e Professional Coaching (AIC) – Pós-graduando em Liderança e Coaching (Anhanguera Educacional) – Telefone: (54) 99633-7279


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook