Estilo de Vida

Por que o empoderamento feminino favorece uma sociedade inteira?

16 de agosto de 2017

O empoderamento feminino é um termo que recebeu visibilidade nos últimos anos. Mesmo com o assunto em alta, não é difícil encontrar ainda ambientes mais tradicionais e conservadores, no qual há barreiras com relação à liberdade de escolha das mulheres. Se as mulheres antes não tinham espaço para demonstrar seu total valor, hoje, elas já provaram que podem atuar em áreas anteriormente dominadas pelos homens. Tudo isso é resultado do poder dado às mulheres. O objetivo desse artigo é mostrar que ajudar no empoderamento feminino pode auxiliar na evolução da sociedade como um todo.

O que é o empoderamento feminino?
A história do empoderamento feminino é mais antiga do que você pode imaginar. Diferente do que muitos pensam, não é uma causa de uma pessoa ou organização. Empoderar uma mulher engloba tudo o que qualquer pessoa pode fazer para fortalecer as mulheres e desenvolver a igualdade de gênero nos âmbitos onde as mulheres são a minoria.

Quais são os sete princípios do empoderamento feminino?

Desde 2010, existe um documento chamado Os princípios de empoderamento das mulheres, lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para mostrar às empresas e comunidades como dar poder para as mulheres. São sete princípios, veja abaixo:
1. Estabelecer liderança corporativa, no mais alto nível, com sensibilidade à igualdade de gênero.
2. Tratar todas as pessoas, independente do gênero, de maneira justa no ambiente de trabalho, com respeito e apoio aos direitos humanos e à não discriminação.
3. Garantir saúde, bem-estar e segurança para todas as mulheres e homens que fazem parte de uma organização profissional.
4. Promover a educação, o desenvolvimento profissional e a capacitação a todas as mulheres.
5. Apoiar o empreendedorismo feminino e promover políticas que deem poder às mulheres por meio de cadeias de suprimento e marketing.
6. Promover a igualdade de gênero, por meio de ações direcionadas à comunidade e ao ativismo social.
7. Medir e documentar os progressos de qualquer empresa na promoção da igualdade de gênero.

Por que uma sociedade inteira é beneficiada?
O caminho do empoderamento feminino começa em 1911, com a criação do Dia Internacional da Mulher, em memória de um incêndio que matou mais de cem mulheres em Nova Iorque. Em 1932, as mulheres conquistaram direito de voto opcional no Brasil e, em 1946, ele se tornou obrigatório. Desde então, elas enfrentaram um caminho árduo, que culminou com a publicação dos princípios de empoderamento das mulheres, pela ONU, em 2010.
Se analisarmos esse período histórico, veremos que as transformações e as melhorias na sociedade acontecem desde a primeira manifestação em prol da igualdade de gênero. Empoderar uma mulher torna a sociedade mais justa, menos preconceituosa, com a promoção da aceitação e da tolerância a toda e qualquer diferença.
Isso sem falarmos nos conhecimentos femininos, que, até poucos anos atrás, não eram explorados da maneira correta, em um mercado de trabalho que demorou para perceber que a presença das mulheres ajuda não só a enxergar os negócios de forma diferente, mas também a movimentar a economia de uma maneira muito mais igualitária.

Fonte: www.mulherlider.com.br


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook