Alimentação

Porque devemos consumir fibras

10 de março de 2016

A industrialização de alimentos alterou os hábitos alimentares nos mais diversos grupos culturais e regionais do mundo, levando ao consumo cada vez maior de produtos processados, ricos em lipídeos, carboidratos simples, pobres em fibras alimentares, pobres em composição nutricional e excesso de sódio.

Esse padrão alimentar tem forte associação com doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, etc. Cada vez mais há associação entre o baixo consumo de fibras e constipação intestinal, hemorroida, doença diverticular, neoplasia maligna de cólon, obesidade, intolerância à glicose, dislipidemias, doenças cardiovasculares, etc.

:: Quais são os tipos de fibras e para que servem?

Fibras solúveis — Atuam no estômago e no intestino delgado, tornando a digestão mais lenta e dessa forma propõe uma melhora na digestão dos nutrientes, principalmente os açúcares e gorduras. Esse tipo de fibras ainda auxilia no controle do metabolismo energético e evita o aumento da glicemia no sangue. De acordo com alguns estudos, também contribui na diminuição das taxas de colesterol. Você encontra esse tipo de fibras em frutas e vegetais, especialmente maçãs, laranjas e cenouras, flocos de aveia, cevada e legumes.

Fibras insolúveis – A função principal deste tipo de fibra é acelerar o trânsito intestinal, aumentando então o bolo fecal e proporcionando melhora na obstipação intestinal ou prisão de ventre. Atuam ainda prevenindo o câncer de intestino, em função do menor contato das substâncias cancerígenas com a mucosa intestinal. Sua atuação ocorre na parte inferior do intestino grosso. Você encontra este tipo de fibra em grãos de cereais, casca de frutas e verduras, arroz integral, leguminosas (feijão, soja, lentilha), farelo de trigo, etc.

Não é preciso se preocupar com o tipo de fibra que você vai ingerir diariamente e sim se preocupar em atingir a recomendação, para assim ter um bom funcionamento intestinal.

:: Qual a recomendação diária?

De acordo com a (Dietary Reference Intake) a recomendação para adultos saudáveis é de 20 g a 40 g de fibras por dia.

:: Consumir em excesso é prejudicial?

Atingir a recomendação é algo difícil, por isso o excesso dificilmente irá acontecer, mas pode ser prejudicial sim. Aumente gradativamente o consumo de fibras em sua alimentação. Se esse aumento for brusco, pode causar cólicas, gases e diarreias.

:: Com a ingestão de fibras quais os benefícios meu organismo terá?

Saciedade — As fibras solúveis absorvem água e formam géis, permanecendo mais tempo no estômago e proporcionando maior saciedade.

Controle da glicose — As fibras promovem a liberação mais lenta e constante da glicose e ajuda a regularizar os níveis no sangue.

Redução do colesterol — O consumo de fibras aliado a uma dieta pobre em gordura saturada e a prática de exercícios físicos diminui as taxas de colesterol sanguíneo. Isto ocorre porque as fibras absorvem as moléculas de gordura e produzem substâncias que normalizam a síntese de colesterol.

Bom funcionamento intestinal — As fibras aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino e dessa forma contribuem com o bom funcionamento do órgão. Em geral as fibras promovem uma flora intestinal saudável, aumentando as bactérias benéficas e minimizando as bactérias patogênicas. Assim, ajudam a prevenir a constipação e outras doenças como o câncer. É importante lembrar que o consumo de fibras por si só não produz efeitos se não houver uma ingestão razoável de água, cerca de 2 a 3 litros por dia.

Fonte: ProSaúde Viva uma vida Integral! – Telefone: (54) 3601-0236

Fonte: COPPINI. L, ; MARCO, D. ;WAITZBERG, D. L. Introdução à fibra terapêutica: características e funções. Grupo de apoio de Nutrição Enteral e Parenteral. Linha Fibras BYK Química. 47 p.


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook