Bem-estar

A prática da atividade física e seus benefícios relacionados à promoção de saúde mental

23 de janeiro de 2018

A prática de exercícios físicos, além de promover o bem-estar, propicia promove o melhoramento da saúde mental. Ou seja, além de melhorar a qualidade de vida, também favorece à predisposição para realização das atividades do dia a dia. Atualmente, vivemos dias corridos, cujo nosso maior vilão é o tempo. Toda essa aceleração faz com que nosso corpo sinta cansaço, que se apresenta na forma clássica de estresse e ansiedade. O mundo imediatista pode trazer consequências psicológicas graves, como os transtornos de ansiedade, os transtornos depressivos e também os transtornos alimentares.

De fato, quando esses quadros clínicos aparecem encontramos uma resposta física e psicológica a mudanças e a situações novas, por isso, agregar atividade física com a psicologia faz sentido para que possamos encontrar uma forma prazerosa de instaurar a promoção de saúde física e emocional.

Sabemos que a prática de atividade física pode oferecer vários benefícios para a saúde, como fortalecimento muscular, aumento da capacidade cardiopulmonar, bom funcionamento e desempenho dos órgãos, melhora na concentração e disposição diária. A prática de exercícios físicos também causa efeitos psicológicos benéficos quando elimina os hormônios do estresse e faz com que a ansiedade diminua. Já a psicologia auxilia as pessoas a reforçar a autoestima e a encontrar sentido naquilo que estão praticando.

Resumimos, a seguir, alguns efeitos saudáveis da prática da atividade física aliada com a psicologia, que geram resultados positivos, uma vida mais saudável física e emocional:

— Diminuição do risco de doenças

— Estimulação da memória

— Melhoria no humor

— Alívio da ansiedade

— Redução do estresse

— Favorecimento de autoestima

— Fortalecimento nas relações sociais

— Controle da dependência química

A ideia é incorporar a prática de exercícios físicos na rotina semanal e entendê-la como um elemento importante na busca pelo bem-estar físico e emocional. Ela pode contribuir no tratamento de depressões e outros transtornos como também proporcionar um sono mais agradável. Por isso, quando as pessoas estão em atendimentos psicológicos procuram ter uma melhor percepção de si mesmo, consequentemente estão buscando saúde emocional e o melhoramento de seus relacionamentos interpessoais e intrapessoais. Ao frequentar a academia, além de manter a saúde física, as pessoas certamente melhoram seus relacionamentos, pois conhecem pessoas novas, com novos pensamentos e novos pontos de vista.

Por isso, aos poucos, todas as pessoas que praticam algum exercício físico passam a perceber as melhorias, mesmo que no início seja difícil ou mais lento a aparecer os resultados desejáveis, porém, com persistência e foco, os objetivos vão sendo alcançados e os benefícios sendo percebidos, tanto os físicos quanto os psicológicos.

 

 Fonte: Kátia Renata Dick – Psicóloga – CRP 07/25120 – Telefone: (54) 99901-2429


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook