Saúde

Problemas de visão mais comuns

10 de julho de 2017

Nossa visão é muito importante, porém só lhe damos o devido valor quando, por algum motivo, ficamos impossibilitados de enxergar com perfeição. Nossos olhos são formados por diversas composições que, juntas, conectam-se ao mundo exterior e interior, captando as diversas imagens, conhecidas e desconhecidas. Os problemas oftalmológicos estão aumentando consideravelmente, atingindo não somente pessoas com mais idade, mas também crianças e jovens. É preciso estar atento, pois quanto mais cedo for detectado algum problema na visão maior se tornam as possibilidades de cura e êxito no tratamento, para isso aprenda a identificar os problemas mais comuns, reconhecendo seus sintomas, confira:
:: Miopia: caracteriza-se pela visão curta, é uma alteração que ocorre na formação da imagem. Geralmente, quem sofre de miopia não consegue ver ou identificar pessoas e objetos quando estão longe, pois a imagem não se forma sobre a retina, mas na frente dela. A miopia tende a se desenvolver dos cinco aos vinte anos de idade, podendo surgir até os quarenta anos. Recomenda-se procurar um especialista quando não conseguir assistir TV longe do aparelho ou ler um livro sem ter que aproximá-lo da visão. A miopia pode ser facilmente corrigida com o uso de óculos ou lentes de contato.
:: Hipermetropia: é o inverso da miopia, pois é visão longa, sendo que a imagem é formada atrás da retina. Nesse caso, a pessoa sente dificuldade em enxergar de perto, se ocupa a visão com alguma atividade que exija leitura muito próxima, por exemplo, sente um cansaço ocular muito grande. Seus principais sintomas são dor de cabeça e ao redor dos olhos, as crianças tendem a reclamar muito desses sintomas, principalmente após as aulas, em adultos os sintomas são os mesmos. A hipermetropia pode ser tratada com o uso de óculos e lentes.
:: Astigmatismo: caracteriza-se por uma irregularidade na superfície da córnea. Quem sofre de astigmatismo apresenta dificuldades para enxergar de perto e de longe, pois como os raios de luz não são focados todos por um único ponto, a imagem fica distorcida. O astigmatismo tende a se desenvolver ainda na infância e pode ser claramente observado na fase escolar, embora, muitas vezes, seus sintomas sejam confundidos com falta de atenção. Depois de identificado o problema, resolve-se normalmente com o uso de óculos ou lentes de contato.
:: Presbiopia: popularmente conhecida por “vista cansada”, a presbiopia afeta geralmente pessoas a partir dos quarenta anos, devido ao cristalino perder sua elasticidade, deixando assim a córnea e a lente do olho menos alongáveis, um processo natural que ocorre enquanto envelhecemos. Seu principal sintoma é a dificuldade em focar objetos perto dos olhos, para o tratamento, óculos.
:: Ambliopia: de todos os problemas oftalmológicos esse é o mais sério. Ambliopia, olho preguiçoso ou olho vago são algumas definições para essa disfunção que se caracteriza pela redução ou perca da visão de um ou de ambos os olhos, atrapalhando a criação de imagens pelo cérebro. Geralmente, desenvolve-se nos seis primeiros anos de vida e é reversível quando diagnosticada precocemente, tornando-se irreversível quando não tratada até os oito anos de idade. Como não há sinais claros, deve-se estar atento caso a criança apresente estrabismo ou diferença no grau entre os olhos, o tratamento geralmente é feito por meio da oclusão do olho de melhor visão. Quanto ao tempo do tratamento, depende da intensidade e idade do paciente.
Esteja atento a qualquer problema na visão e consulte um oftalmologista a qualquer sintoma não habitual. Cuide de sua visão, pois nossos olhos funcionam como verdadeiras câmeras fotográficas e são eles os responsáveis em registrar momentos marcantes e importantes em nossa vida, por isso, merecem sempre nossa atenção.

Fonte: www.mundomulheres.com


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook