Saúde

Qual melhor fase para colocação de aparelho dentário?

10 de novembro de 2017

O aparelho ortodôntico pode ser utilizado em qualquer idade, desde criança até adulto. Para crianças que ainda estão em fase de crescimento (fase de dentição mista, dentes de leite e permanentes), o uso de aparelhos ortodônticos preventivos poderá colocar os dentes numa posição mais favorável, proporcionando ao paciente uma melhor estética, uma função oclusal mais adequada e uma melhor saúde bucal. A ortodontia preventiva, com bom diagnóstico e bem orientada, praticada na fase de crescimento da criança, evita, na maioria das vezes, que mais tarde o paciente venha a necessitar de ortodontia fixa. Para os que vierem a precisar, o tempo do tratamento será reduzido.

Na fase da pré-adolescência, por volta dos 12 e 13 anos de idade, geralmente, ocorre a troca dentária completa, com aparecimento de todos os dentes permanentes na boca. Na maioria dos casos, é uma época muito propícia para colocação do aparelho ortodôntico fixo.

Muitos se preocupam com a estética e o conforto no momento de colocar aparelho ortodôntico, principalmente os adultos. Para esse público, já existem muitas opções de acessórios, dentre eles estão os aparelhos de safira e cerâmica conhecidos pela sua descrição. A ortodontia está muito avançada quanto ao diagnóstico precoce, planejamento e tratamento.

A má oclusão é qualquer desvio do padrão normal, no qual os dentes da mandíbula se ajustam aos dentes da maxila. Se você achar que você ou seu filho apresenta algum problema em relação ao posicionamento dos dentes, aconselhe-se com um ortodontista, que poderá diagnosticar e realizar um bom planejamento para seu caso. Lembre-se saúde bucal vai além de dentes brancos e bem alinhados, passe fio dental  e escove os dentes após cada refeição todos os dias.

 

Fonte: Robson Biavatti –Clínico geral e ortodontista  CRO RS CD 19843 – Telefone: (54) 2103-5728


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook