Alimentação

Saiba como evitar excessos na Páscoa

10 de março de 2016

Se o consumo de chocolates é inevitável, coma-os, mas com parcimônia. Para driblar a gula, mas ainda assim realizar os desejos, confira algumas dicas que vão deixar qualquer chocólatra satisfeito, sem exageros.

  1. Consuma o chocolate junto com uma fruta, isso garante fibras alimentares que diminuem o pico de glicose sanguínea e amenizam a liberação da insulina. Além de saciar mais rapidamente a vontade de comer.
  2. O chocolate ao leite possui grandes quantidades de açúcar e gordura, além de baixa taxa de cacau. Como o açúcar estimula a compulsão alimentar, consuma sempre com moderação.
  3. Rico em polifenóis e com propriedades antioxidantes, o chocolate amargo auxilia na redução do LDL colesterol, o famoso colesterol ruim. Por isso, seu consumo ajuda a proteger o coração.
  4. A pior opção para quem não quer brigar com a balança é o chocolate branco, que não possui cacau em sua composição, constituindo-se apenas de uma mistura de açúcar, leite e manteiga de cacau.
  5. Divida o ovo de Páscoa com familiares ou amigos, isso garante que você coma o chocolate, mas a tentação vai acabar mais rápido.
  6. Coloque o chocolate na geladeira, pois, gelado, ele demora mais para derreter na boca e automaticamente come-se menos!
  7. O cacau apresenta boa concentração de substâncias antioxidantes chamadas de flavonoides (catequinas e proantocianidinas), o que faz dele um grande amigo do coração, auxiliando na melhoria da circulação e na queda da pressão arterial.
  8. Coma um pedaço de chocolate após uma refeição completa, assim sentirá menos vontade de comer uma porção maior do doce.
  9. Limite o consumo de chocolate a 30 g ao dia, o que equivale a um bombom ou quatro quadradinhos de uma barra. Prefira sempre os com maior percentual de cacau.
  10. O chocolate é um alimento calórico, com isso o ideal é evitar a presença de alguns ingredientes extras como castanha, avelã, amendoim e recheios.
  11. Chocolate diet não é sinônimo de saúde – há menos açúcar na composição, mas apresenta quantidades de gordura mais elevadas do que o tradicional, justamente para dar mais paladar na ausência do açúcar.

 Fonte: mdemulher.abril.com.br


Guia Viva Bem

Clique aqui para ver a versão impressa

Última Edição

Clique aqui para ver a versão impressa

Siga-nos no Facebook